entrevista de emprego
Postado em 22 de novembro por Focsi

6 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego

Confira nossas 6 dicas muito importantes para qualquer entrevista de emprego. Dê uma olhada e esteja completamente preparado(a)!


Descubra como chegar bem preparado para mostrar todo o seu potencial numa entrevista de emprego. Saiba quais são os 6 passos essenciais para isso.

entrevista de emprego

Ser convocado para uma entrevista de emprego é sinal de que você já passou por um gigantesco funil no processo seletivo. E agora é a hora de uma conversa mais próxima com o recrutador. Nesta hora você pode e deve ficar animado, mas não pode achar que já conquistou a vaga.

Para conseguir passar pela entrevista de emprego e conquistar o tão desejado novo cargo você precisa pensar no que vai dizer, na forma como vai organizar a sua fala e se preparar para as mais diversas perguntas.

Então, se você está prestes a passar por uma entrevista de emprego veja como se preparar com essas 6 dicas!

Se prepare com antecedência

Antes da entrevista de emprego procure anotar as situações mais importantes da sua vida profissional. O ideal é que você selecione de 5 a 10 situações e avalie o papel que você desempenhou em cada uma, o que você aprendeu, quais foram os desafios etc.

Este preparo é para evitar que na hora do nervoso dê aquele branco e você não consiga se lembrar de exemplos para contar. Ao selecionar essas situações, observe que cada uma pode se encaixar em diversas competências… Liderança, trabalho em equipe, comunicação, resiliência etc.

Se não tiver experiência profissional, cite outras situações

Se você nunca trabalhou pode pensar nas principais situações da sua vida escolar ou em família, por exemplo. O importante é explorar as experiências que você já passou. Vale citar trabalhos em grupo da faculdade, viagem com os amigos, intercâmbio etc.

Utilize o método “estrela”

Durante a entrevista de emprego, principalmente para quem já tem bastante experiência profissional, é sempre importante mostrar resultados.

Para apresentar suas entregas e realizações profissionais você pode utilizar a técnica STAR, estruturando os casos em Situação-Tarefa-Ação-Resultado. Assim, você consegue mostrar uma sequência lógica e estruturada de suas conquistas.

Termine as falas com chave de ouro

Durante uma entrevista, o ideal é que você sempre termine as suas falas com algo positivo. Por exemplo, você pode finalizar uma história contando que, quando concluiu determinado projeto, foi promovido.

Por outro lado, se você terminar a fala com algo negativo, como uma demissão, ele tende a perguntar, por exemplo, por que você foi demitido. A dica é especialmente válida quando a entrevista for baseada nas informações do seu currículo.

Não fique paralisado diante de uma pergunta na entrevista de emprego

Pode acontecer também de o recrutador fazer uma pergunta aparentemente absurda. Isto é feito para “quebrar o gelo” e observar a reação do candidato.

Não existe resposta certa ou errada, o que conta é a percepção do recrutador diante da resposta, seja ela qual for. Então, vale a pena ter bom humor e evitar aquele “sorrisão amarelo” de quem não sabe o que vai dizer, tá bom?

Faça o dever de casa

Outra questão que frequentemente aparece em entrevistas de emprego é “por que você quer trabalhar aqui?”. Pode parecer uma perguntinha sem importância, mas por trás dela existe a vontade da empresa de encontrar profissionais com valores alinhados aos seus.

Não existe resposta pronta para essa questão. Para respondê-la, você precisa fazer a lição de casa.

Pesquisar tudo o que puder sobre a empresa – desde o setor em que ela atua, suas características de gestão, seus dados financeiros, seus desafios e principais concorrentes etc.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os seus colegas!


Posts relacionados