terceirização de serviços
Postado em 20 de dezembro por Focsi

Saiba tudo sobre terceirização de serviços: como funciona e as vantagens

A terceirização de serviços sofrreu grandes ajustes no Brasil, com a aprovação da lei da terceirização em 2017. Entenda o que mudou e como funciona agora.


A terceirização de serviços (conhecido como outsourcing em inglês) é um fenômeno global que visa facilitar a busca por colaboradores pelas empresas. No Brasil, sofreu grandes ajustes com a aprovação da lei da terceirização em 2017.

Baixe também nosso Ebook gratuito sobre o assunto!

Aprenda como funciona a terceirização e as vantagens do serviço abaixo:

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização é um processo no qual a empresa obtém colaboradores por meio de terceiros. O terceiro nesse caso, seria uma prestadora de serviços que disponibiliza funcionários para a empresa contratante.

Isso significa que uma fábrica de laticínios pode terceirizar diversos funcionários: auxiliares de limpeza, secretários, despachantes e até supervisores.

Anteriormente, a terceirização no Brasil era permitida somente para “atividades-meio”. Ou seja, um restaurante poderia terceirizar um vigilante, mas não um chefe de cozinha já que esse cargo seria uma “atividade-fim”. Tudo isso mudou com a aprovação pelo STF das atividades-fim em agosto de 2018.

Quais são as vantagens da terceirização?

terceirização de serviços

A terceirização permite para a empresa contratante uma maior liberdade. Isso se deve ao fato de não se preocupar com a papelada e a burocracia de contratar um funcionário – todo esse processo é de responsabilidade da empresa terceirizada.

Além disso, a empresa contratante não precisa se responsabilizar pela garantia de direitos trabalhistas. A assinatura da carteira, o pagamento do 13º salário, horas extras, recolhimento do FGTS, adicionais e férias são de responsabilidade da empresa terceirizada.

Resumindo, a relação de empregador e empregado fica sob a responsabilidade de um terceiro. Isso significa que além de economizar tempo com processos exaustivos de contratação, a empresa contratante também economiza dinheiro – no caso de uma demissão, fica sob responsabilidade da empresa terceirizada a realocação do profissional ou ainda o pagamento da rescisão do contrato.

Isso significa maior flexibilidade na hora de buscar colaboradores. É possível solicitar funcionários pela empresa terceirizada sob medida para uma demanda. No caso de uma eventualidade (como um rombo no orçamento) é possível contatar a empresa terceirizada para cancelar o serviço, sem arcar com encargos trabalhistas custosos.

Além disso, a terceirização de serviços alivia o tempo despendido pelo setor de RH da empresa. Grande parte da burocracia de contratar funcionários fica por parte do terceirizado. Assim, o profissional de RH pode focar seu tempo na gerência de sua equipe e na otimização da produtividade!

Leia mais: Como funciona o trabalho temporário: entenda!

Como terceirizar funcionários?

A empresa entra em contato com uma empresa especializada em terceirização e firma um contrato por um serviço específico. Também é possível contratar funcionários para diversos serviços, conforme a demanda da empresa.

Existem contratos com prazos diferenciados: mensal, quinzenal, anual e até diárias avulsas. Cabe ao setor de RH selecionar o prazo mais adequado.

A terceirização geralmente é buscada por grandes corporações para buscar funcionários para atividades auxiliares, como a do porteiro, de zeladores, de limpeza, manutenção e jardinagem. Entretanto, é possível também terceirizar colaboradores especializados para serviços como as de tutor, diretor e até supervisor.

Saiba mais sobre a terceirização e suas vantagens no nosso eBook. Além disso, o guia tem dicas sobre o trabalho temporário!


Posts relacionados