Postado em 14 de agosto por Focsi

Valores culturais devem ser considerados na contratação?

Profissionais podem desempenhar suas funções mais motivados quando seus princípios coincidem com os princípios da empresa. Os valores culturais de uma empresa representam seu modelo de gestão, sua metodologia de […]


Profissionais podem desempenhar suas funções mais motivados quando seus princípios coincidem com os princípios da empresa.

Os valores culturais de uma empresa representam seu modelo de gestão, sua metodologia de processos e todos os comportamentos que espelham o posicionamento que a organização deseja transmitir para o mercado. Esses princípios fazem parte da realidade de qualquer negócio, grande ou pequeno, local ou multinacional, e influenciam diretamente na tomada de decisões.

Para que sejam transmitidos com clareza e bem compreendidos pelo público, é importante que os colaboradores, principalmente as lideranças, tenham clareza a respeito de quais são esses valores. Assim, tendo em mente o propósito organizacional, os funcionários podem desempenhar suas funções melhor alinhados ao que a empresa acredita.

Mas, além da consciência sobre cada valor cultural, também é importante que os colaboradores tenham para si os mesmos princípios? Ou seja, no processo de contratação, é necessário buscar e identificar sintonia entre os valores pessoais do profissional e os valores culturais da empresa?

Dificilmente seria possível ter uma resposta certa e definitiva para essas perguntas. Isso porque ela pode variar de acordo com as pretensões que a empresa tem com a vaga disponibilizada.

Convergência de valores

Para entender na prática a realidade de uma relação contratual quando empresa e profissional possuem convergência de valores, imagine que uma organização decide realizar uma ação social voltada a um público específico, que coincide com seu posicionamento e seu segmento de mercado.

Para que a campanha seja viável, ela conta com o empenho e o engajamento voluntário dos colaboradores. Se esses colaboradores possuem princípios e propósitos de vida completamente diferentes dos valores culturais da empresa, dificilmente ela conseguirá angariar voluntários para realizar a ação.

Na situação inversa, quando um funcionário se identifica com o discurso do local onde trabalha, além de se sentir mais motivado e disposto para trabalhar, provavelmente será um colaborador também mais engajado com as ideias e propostas vindas por parte da empresa e ele proporcionará um bom rendimento e melhores resultados.

Como identificar os valores do candidato no recrutamento?

É fato que o processo de seleção muitas vezes gera nervosismo e insegurança nos participantes. Isso faz com que eles nem sempre consigam ser transparentes ou transmitir com clareza o que realmente pensam e acreditam. A consequência disso pode ser uma interpretação equivocada dos princípios do profissional, resultando em uma contratação pouco alinhada aos valores culturais da empresa.

Somente a longa experiência e a expertise em processos seletivos possibilitará ao recrutador interpretar, mesmo diante do nervosismo, expressões do candidato que transmitem quais são seus valores e aquilo que ele defende.

Focsi: tradição em processos seletivos

Desde 2000 atuando na gestão de pessoas e processos de Recrutamento & Seleção para diversas empresas e segmentos, a Focsi já intermediou centenas de contratações, encontrando o profissional adequado, comprometido com os valores culturais da empresa.

Essas relações são possíveis devido ao nosso time de especialistas, habilitados para desenvolver entrevistas por competências, dinâmicas em grupo, treinamentos, entre tantos outros procedimentos ideais para identificar a convergência de valores entre as partes.

Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Fale conosco: https://focsi.com.br/contatos/


Posts relacionados