Postado em 17 de julho por Focsi

Aprenda como dar feedback e aumentar a produtividade da equipe

Saber como dar feedback é uma qualidade imprescindível de liderança. Para que os colaboradores possam evoluir, precisam saber no que melhorar. Veja nossas dicas


Muitos empreendedores, mesmo possuindo um ótimo relacionamento com a equipe, possuem dificuldades quando precisam dar um feedback a um colaborador. Isso acontece porque a forma como esse retorno é encarado é sempre negativa, mas não deveria ser assim.

Os feedbacks podem ser positivos ou negativos e não devem só aparecer nos momentos de fragilidade da empresa.

Dar feedbacks é uma habilidade social e deve sempre ser exercitada para que melhore e realmente funcione. Quanto mais essa habilidade é trabalhada, mais simples e naturalizada ela se torna parte da cultura da empresa.

Baixe nosso Ebook completo e gratuito com manual prático pra RH estratégico!

Implementar um processo ou uma ferramenta de feedback em seu ambiente de trabalho não só colabora para um ambiente transparente, como também incentiva o crescimento pessoal e do time, reduzindo a reincidência de erros e aumentando a produtividade da equipe.

Mas afinal, como dar um feedback da maneira correta? Veja algumas dicas neste post!

#1 Escolha o ambiente certo

Se elogiar e destacar um comportamento em público motiva a equipe, chamar a atenção pode causar o efeito contrário, criando um ambiente negativo e de medo para toda a equipe.

Por isso, o primeiro cuidado ao dar um feedback é escolher o ambiente certo. Vá para um lugar privado para ter essa conversa e evite expor o seu colaborador ou deixá-lo constrangido. Dar um feedback negativo em público é prejudicial para todos, principalmente para o líder.

#2 Tenha foco

Ao chamar um colaborador para conversar, tenha bem claro o assunto que será tratado e não misture os temas. Tente não trazer outros comportamentos e características pessoais para esse momento.

É importante ser direto e manter o foco. A ideia do feedback é que ele seja construtivo e não que “condene” alguém por alguma atitude.

#3 Destaque os pontos positivos

Uma boa forma de iniciar o feedback é destacando os pontos positivos do colaborador, elogiando o que ele tem feito de bom e mostrando que você sabe reconhecer os seus pontos positivos também. Às vezes, o feedback a ser tratado é sobre um erro que não foi tão grande ou que nem pode mais ser reparado, então é necessário quebrar o gelo e não deixar o clima pesado entre vocês.

#4 Seja breve

Se você tem um feedback para dar, não espere o momento certo. A melhor hora para dar esse feedback é quando o problema acontece. Por isso, não perca o timing! Além disso, nada de ficar horas a fio com o colaborador. A ideia é que esse feedback não se torne cansativo, nem para você e nem para o funcionário.

#5 Fale sobre impactos

É importante deixar o colaborador ciente de toda a cadeia de serviços dentro da empresa. Durante o feedback, mostre como a sua falha influenciou o trabalho dos outros da equipe e como tudo poderia ter sido resolvido.

Mas também não dá para ficar se lamentando. Uma coisa é mostrar o que poderia ter sido feito e não foi, outra coisa é se queixar-se. Logo, fale das ações que deverão ser tomadas a partir daquele momento.

#6 Escute a resposta

Criar um ambiente de feedback mútuo é muito importante. Por isso, dê espaço para receber feedbacks e também escute o que o colaborador tem a dizer depois de ter compartilhado suas opiniões.

Cuidado para não gerar um debate, a intenção do feedback é justamente buscar melhorias contínuas e trocar dicas de como melhorar o desempenho no dia a dia. Dê dicas de como pode ajudar e pergunte o que a pessoa também pretende fazer em relação a isso.

Dicas anotadas? Agora é a hora de colocar tudo isso em prática. Lembre-se: não trabalhe o feedback apenas de forma isolada para resolver problemas, mas sim como um ponto positivo da sua cultura, que preza pelo desenvolvimento pessoal e produtividade da equipe.

Gostou das dicas? Então confira nosso Ebook completo sobre RH estratégico, funcional para diversos objetivos (desde produtividade até melhoria do aproveitamento de recursos)


Posts relacionados