Saber como dar feedback é uma qualidade imprescindível de liderança. Para que os colaboradores possam evoluir, precisam saber no que melhorar. Veja nossas dicas
Muitos empreendedores, mesmo possuindo um ótimo relacionamento com a equipe, possuem dificuldades quando precisam dar um feedback a um colaborador. Isso acontece porque a forma como esse retorno é encarado é sempre negativa, mas não deveria ser assim.
Os feedbacks podem ser positivos ou negativos e não devem só aparecer nos momentos de fragilidade da empresa.
Dar feedbacks é uma habilidade social e deve sempre ser exercitada para que melhore e realmente funcione. Quanto mais essa habilidade é trabalhada, mais simples e naturalizada ela se torna parte da cultura da empresa.
Implementar um processo ou uma ferramenta de feedback em seu ambiente de trabalho não só colabora para um ambiente transparente, como também incentiva o crescimento pessoal e do time, reduzindo a reincidência de erros e aumentando a produtividade da equipe.
Mas afinal, como dar um feedback da maneira correta? Veja algumas dicas neste post!
Se elogiar e destacar um comportamento em público motiva a equipe, chamar a atenção pode causar o efeito contrário, criando um ambiente negativo e de medo para toda a equipe.
Por isso, o primeiro cuidado ao dar um feedback é escolher o ambiente certo. Vá para um lugar privado para ter essa conversa e evite expor o seu colaborador ou deixá-lo constrangido. Dar um feedback negativo em público é prejudicial para todos, principalmente para o líder.
Ao chamar um colaborador para conversar, tenha bem claro o assunto que será tratado e não misture os temas. Tente não trazer outros comportamentos e características pessoais para esse momento.
É importante ser direto e manter o foco. A ideia do feedback é que ele seja construtivo e não que “condene” alguém por alguma atitude.
Uma boa forma de iniciar o feedback é destacando os pontos positivos do colaborador, elogiando o que ele tem feito de bom e mostrando que você sabe reconhecer os seus pontos positivos também. Às vezes, o feedback a ser tratado é sobre um erro que não foi tão grande ou que nem pode mais ser reparado, então é necessário quebrar o gelo e não deixar o clima pesado entre vocês.
Se você tem um feedback para dar, não espere o momento certo. A melhor hora para dar esse feedback é quando o problema acontece. Por isso, não perca o timing! Além disso, nada de ficar horas a fio com o colaborador. A ideia é que esse feedback não se torne cansativo, nem para você e nem para o funcionário.
É importante deixar o colaborador ciente de toda a cadeia de serviços dentro da empresa. Durante o feedback, mostre como a sua falha influenciou o trabalho dos outros da equipe e como tudo poderia ter sido resolvido.
Mas também não dá para ficar se lamentando. Uma coisa é mostrar o que poderia ter sido feito e não foi, outra coisa é se queixar-se. Logo, fale das ações que deverão ser tomadas a partir daquele momento.
Criar um ambiente de feedback mútuo é muito importante. Por isso, dê espaço para receber feedbacks e também escute o que o colaborador tem a dizer depois de ter compartilhado suas opiniões.
Cuidado para não gerar um debate, a intenção do feedback é justamente buscar melhorias contínuas e trocar dicas de como melhorar o desempenho no dia a dia. Dê dicas de como pode ajudar e pergunte o que a pessoa também pretende fazer em relação a isso.
Dicas anotadas? Agora é a hora de colocar tudo isso em prática. Lembre-se: não trabalhe o feedback apenas de forma isolada para resolver problemas, mas sim como um ponto positivo da sua cultura, que preza pelo desenvolvimento pessoal e produtividade da equipe.
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