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Postado em 27 de fevereiro por Focsi

Gestão de equipe: 6 dicas fundamentais para maximizar os resultados

Para uma equipe gerar resultados excelentes, é preciso existir uma gestão de equipe sólida e consistente. Confira 6 dicas para ser um gestor ainda melhor.


Para que uma equipe gere resultados excelentes, é fundamental que exista uma gestão de equipe sólida e consistente.

Um gestor precisa controlar o trabalho e o desempenho da equipe, oferecendo ferramentas e o meio para que isso ocorra. Além disso, ele precisa investir, tempo e conhecimento, para identificar formas de levar melhorias para a equipe e para a sua própria gestão.

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Por isso, trazemos esse artigo com 6 dicas para auxiliar você a ser um gestor ainda melhor. Confira:

1 – Tenha autocontrole

Existem diversas situações que colocam a prova nossa paciência e nossas emoções, nos deixando ansiosos, com medo e até com raiva. Mas para fazer uma boa gestão da equipe é preciso ter inteligência emocional.

Para ser uma pessoa com mais autocontrole esteja ciente das suas emoções. Analise os momentos difíceis e busque identificar o que desperta esses sentimentos e, então, o que faz com que eles diminuam de intensidade. Sempre que isso acontecer, coloque em prática as ações que você identificou.

2 – Delegue responsabilidades

Entregar responsabilidades nas mãos de outras pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando são coisas importantes. Porém, quando um líder delega funções para seus colaboradores, ele está mostrando que confia na sua equipe.

Além disso, dar um pouco mais de autonomia para a equipe possibilitará que eles desenvolvam e amadureçam habilidades. A equipe fica mais engajada e o gestor tem mais tempo para cuidar de outras responsabilidades.

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3 – Integre a equipe sobre a empresa

Infelizmente, é muito comum encontrar empresas onde os funcionários não têm conhecimento do que acontece dentro da organização. Na verdade, muitas vezes eles não sabem nem ao certo qual é o papel deles ali dentro.

Um bom começo é dialogar com os colaboradores sobre a missão, a visão e os valores da empresa. Depois disso, falar sobre a importância deles e do que eles fazem ali.

Dar uma razão para o serviço deles, além de os fazerem ter mais clareza de todo o conjunto, os tornará colaboradores mais motivados e que lutam a favor da empresa.

4 – Saiba dar e receber feedback

Dizer para seus colaboradores como eles estão se saindo nas tarefas é uma das atitudes mais importantes na gestão de equipe.

O ser humano não tem uma boa percepção de como faz as coisas. Por isso, é fundamental o gestor, periodicamente, conversar com sua equipe para alinhar os resultados, tarefas e comportamentos.

Lembre-se que o feedback também precisa ser dado para coisas boas, não procure sua equipe apenas para falar pontos negativos.

Por fim, mantenha-se aberto para que a equipe dê feedback sobre a sua gestão também. E sem represálias, esse procedimento precisa ser transparente e de via de mão dupla.

5 – Certifique-se de estar usando a equipe da melhor forma

De nada adianta ser um ótimo gestor e fazer a gestão de uma excelente equipe se os colaboradores estão alocados nas funções erradas.

É imprescindível o líder conhecer as habilidades de cada um dos membros da sua equipe. Isso é necessário para que a empresa obtenha o melhor desempenho e que ela cresça de forma natural.

Porém, alocar os recursos humanos em tarefas que correspondam as suas aptidões nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, algumas empresas oferecem o serviço de assessment como uma forma de garantir que cada pessoa esteja fazendo o trabalho certo, na posição certa, de forma justa e estrategicamente assertiva.

6 – Seja um bom exemplo

Líderes precisam ser muito mais do que os responsáveis pela equipe ou aqueles que dão as ordens. Bons líderes dão bons exemplos de como se comportar e de como trabalhar para as suas equipes.

Não adianta, por exemplo, cobrar comprometimento e pontualidade se o gestor não faz. Quando as palavras de um líder não condizem com as suas atitudes os liderados perdem o respeito por ele, aí é só questão de tempo para tudo ir por água abaixo.

Por isso, os membros da sua equipe precisam ver você como uma referência positiva e, então, quando olharem para você, sentirão confiança, inspiração e motivação.

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