motivação no trabalho
Postado em 13 de fevereiro por Focsi

Motivação no trabalho: 9 dicas de como melhorar a sua e a da empresa

Confira nossa lista de métodos para elevar sua motivação no trabalho e também 3 métodos para criar um ambiente de motivação entre equipes


Motivação é aquele impulso que tira você da cama, que dá disposição para fazer as suas tarefas e que impulsiona você para dar o melhor de si. Mas, muitas vezes, é mais fácil falarmos de motivação no trabalho do que sermos motivados de fato, não é mesmo?

Isso pode acontecer por diversos fatores e, melhor, pode ser solucionado e minimizado através de diferentes formas.

Confira aqui dicas para ter mais motivação no trabalho e para motivar as outras pessoas na sua empresa, seja você funcionário ou gestor de RH. 

Motivação no trabalho por meio do clima organizacional

O clima organizacional deixa claro para os colaboradores quais são os valores, atitudes e os padrões de comportamento seguidos e defendidos pela empresa.

Com um clima organizacional sólido a empresa permite com que os funcionários criem uma expectativa coerente com a realidade vivenciada na organização, aumentando assim, a motivação no trabalho.

A seguir, 6 dicas para melhorar a motivação através do clima organizacional:

1 – Contrate as pessoas certas

Tudo começa com a contratação dos funcionários.

Quando as empresas buscam candidatos para uma vaga em aberto, estão tão focadas em analisar as competências e pré-requisitos que, muitas vezes, esquecem que precisam explicar para o futuro colaborador como as coisas são no dia a dia da empresa e como, exatamente, ele irá contribuir para tudo isso.

Esse tipo de conversa deve existir logo no recrutamento, para que quando ocorrer a efetivação o colaborador saiba exatamente o papel que ele desempenhará, além de saber como será recompensado.

Dessa forma, tanto a empresa quanto o colaborador falarão na mesma língua e desempenharão seus papéis de forma clara e satisfatória.

Saiba como a cultura organizacional é determinante na motivação no trabalho (dos líderes e dos funcionários)!

Baixe gratuitamente!

2 – Elimine a competição tóxica

Diversas empresas apostam na competição como “motivador”, acabam gerando um efeito contrário. Em vez de estabelecer um ambiente amistoso entre os colaboradores, o exagero na competição pode gerar sentimento de injustiça, ciúmes, raiva, ansiedade e levar até a atos de sabotagem.

Isso tudo está relacionado com a maneira como se realiza a competição na empresa e de como os colaboradores são premiados.

Troque a competição individual por uma que incentive o trabalho em equipe, uma vez que a bonificação também poderá ser para todos.

Ou ainda, substitua a competição de metas por uma competição que incentive a cooperação. Onde poderá ser escolhido categorias como “colaborador mais paciente do mês” ou “funcionário mais criativo” e pedir para os outros votarem.

Assim, você cria um ambiente que favorece a cooperação na equipe. O ar amistoso é um passo inicial para criar um ambiente onde todos se sentem motivados a trabalhar.

3 – Trate todos igualmente

Uma situação muito vivenciada nas organizações é aquela onde existe um “queridinho” da chefia. Esse tipo de comportamento, por parte da empresa, é altamente prejudicial para o clima organizacional dela. Além disso, o “favoritismo” cria um ambiente desagradável e não motivador.

Por isso, trate todos os funcionários de forma igual, mas isso não significa que seja de forma fria. Tratar todos igualmente é lembrar que, independente do cargo ou da posição hierárquica, todos são pessoas e merecem ser tratados da mesma forma e com respeito.

4 – Elabore metas claras e atingíveis

Metas foram feitas para serem alcançadas. Porém, alguns líderes criam metas impossíveis de bater para não terem que entregar as gratificações prometidas. Mal sabem eles que isso faz com que a motivação no trabalho despenque violentamente.

Quando realizadas da forma certa, a elaboração de metas é uma ferramenta indispensável para o crescimento das empresas e uma forma excelente de incentivar os colaboradores a crescerem profissionalmente.

Procure entender quais são os tipos de gratificações que mais motivam a sua equipe. Nem sempre o fator financeiro é o mais relevante. Algumas vezes, o que eles mais querem mesmo é receber destaque na equipe.

5 – Crie um plano de carreira

A falta de perspectiva de crescimento em uma organização desperta um sentimento extremamente desmotivador nos colaboradores. Saber que não existe progressão nas capacidades e nem a possibilidade de maiores desafios faz com que o colaborador se acomode e passe a ser cada vez menos comprometido e proativo.

Empresas sem plano de carreira também sofrem com grandes quantidades de rotatividade de funcionários. Isso acontece porque, com o passar do tempo, eles buscam novas oportunidades para crescer profissionalmente e desenvolver novas habilidades.

Por isso, crie um plano de carreira que possibilite o crescimento de todos os funcionários. Com isso, os colaboradores saberão, desde o primeiro dia de serviço, que existe um caminho que eles poderão trilhar ali. Assim, eles terão mais motivação no trabalho do dia a dia.

6 – Esteja aberto para diálogos 

Os gerentes e gestores talvez são aqueles que mais afetam o dia a dia dos colaboradores. A maneira como eles lideram suas equipes é crucial para o clima da empresa.

Infelizmente, boa parte deles se comporta de forma autoritária. É comum ambientes de trabalho onde não é possível opinar ou sugerir melhorias, os empregados apenas podem seguir ordens.

Sentir que você tem poder sobre o trabalho que exerce é essencial para se sentir motivado. Colaboradores que só seguem ordens tendem a “trabalhar por trabalhar” e embora conquistem resultados, não serão motivados e trabalharão de forma mecânica.

Realizar programas de treinamento são fundamentais para que líderes mudem os seus pontos de vista e tornem-se mais democráticos. Além disso, desenvolve neles a habilidade para receber e darem feedbacks para seus subordinados.

Quer saber mais sobre cultura organizacional?

Então descubra o poder da cultura organizacional neste ebook grátis!

Motivação pessoal no dia a dia

Algumas vezes, mesmo a empresa dando as ferramentas e condições para darmos o nosso melhor, não nos sentimos motivados a realizar nossas funções.

Isso não quer dizer que tenha algo de errado conosco, nem com a organização, apenas que precisamos dar uma pausa e analisar as possíveis causas.

Para isso, confira a seguir 3 dicas para melhorar a sua motivação pessoal:

1 – Dê um passo para trás na hora do estresse

Se você está estressado e não aguenta mais a tarefa que tem que solucionar, dê uma respirada.

Por mais que pareça não produtivo, “dar um passo para trás” pode te motivar. Isso significa voltar para o início e pensar no que você está fazendo.

Três principais motivos que desmotivam uma tarefa e suas soluções:

  • Chatas e rotineiras: pense na tarefa como uma obrigação pequena que já vai acabar.
  • Complicadas: divida ela em outras pequenas tarefas e faça uma por vez.
  • Mal explicadas: peça mais detalhes para seus superiores ou um tempo para estudar como realizá-la.

2 – Divida tudo em pequenas tarefas

Já abordamos isso na dica anterior, mas agora ela será mais detalhada.

A falta de motivação geralmente bate quando você se depara com um obstáculo grande. Pense, por exemplo, em uma tarefa altamente exigente, como recrutar um departamento completamente novo de funcionários.

Por onde começar? Quanto tempo isso vai levar? E se perder muito tempo entrevistando candidatos não qualificados?

Nessa hora, divida a tarefa em outras pequenas tarefas:

  1. Postar anúncios das vagas em redes sociais;
  2. Procurar no LinkedIn e conectar-se com os candidatos interessantes;
  3. Enviar questionários por e-mail para os inscritos;
  4. Entrevistar pessoalmente número X de candidatos;
  5. Fazer outra rodada de entrevistas com o gerente;
  6. Selecionar os candidatos ideais.

Pronto! Agora você tem 6 tarefas. O legal é que cada uma dessas tarefas pode ser dividida em tarefas ainda menores para que o trabalho fique mais fácil e menos travado!

3 – Comemore e descanse após trabalhar

Um dos maiores erros dos colaboradores ambiciosos é trabalhar demais. Embora isso seja por motivação, chega uma hora que a canseira bate e você arrisca até entrar em síndrome de burnout (fadiga física e mental intensa).

Por isso, não se cobre demais. Saiba quando descansar e não deixe de lado a vida pessoal, seus hobbies, família e amigos. E por que não celebrar?

Não importa o quanto você ame o seu trabalho e o que deseja conquistar – tudo isso pode perder sentido se você não tiver uma vida além do trabalho.

Quantas dicas eram novas para você? Coloque em prática e nos diga o que achou! Aproveite para conhecer mais sobre o poder que a cultura organizacional tem na sua empresa.


Posts relacionados