Postado em 15 de agosto por Focsi

Saiba tudo sobre o headhunter: o profissional que encontra talentos

Saiba como funciona o trabalho do headhunter, quais os benefícios de contratar esse serviço e quais os casos mais indicados. Confira:


Contratar um headhunter para realizar a seleção de candidatos é crucial para qualquer empresa. Afinal, esse profissional tem os recursos e a capacidade de escolher a pessoa ideal para a vaga aberta na instituição.

Como resultado, a empresa consegue melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes e os processos de trabalho. No entanto, ainda existem gestores que desconhecem o papel desse recrutador e perdem a oportunidade de obter inúmeras vantagens.

Aproveite para pegar seu exemplar gratuito do nosso Modelo de entrevista! Trace sua estratégia de recrutamento com nossos modelos de sucesso!

Por isso, elaboramos este artigo com as principais informações sobre o trabalho deste profissional e os resultados que ele pode proporcionar para a empresa. Confira:

O que é um headhunter?

Um headhunter é um recrutador que caça os melhores talentos no mercado. Seu objetivo é preencher vagas que necessitam de profissionais altamente qualificados. Ou seja, difíceis de encontrar em processos seletivos tradicionais.

Geralmente é contratado por uma empresa que está com dificuldades para recrutar o profissional que necessita.

Como é realizado o trabalho de um “caça talentos”

headhunter

Ao contrário do profissional de RH, que recebe currículos, o headhunter vai atrás dos talentos no mercado. Por isso a importância do networking. O caça talentos procura em redes sociais (como o LinkedIn), eventos e até em concorrentes os profissionais ideais para preencher uma vaga.

Além disso, esse profissional é responsável por entrevistar os profissionais e avaliar se realmente são os mais qualificados possíveis para a vaga. Trata-se de uma avaliação minuciosa, averiguando não somente o currículo, mas a sintonia do candidato com a missão e valores da empresa.

O principal objetivo de um headhunter é encontrar o profissional ideal para ocupar um cargo específico na empresa. Para tanto, ele realiza um processo de busca de candidatos que correspondam aos requisitos da vaga.

Para encontrar o candidato ideal para a empresa, o caça talentos faz um levantamento de perfis, referências e experiências passadas de diversas pessoas. A partir disso, ele convida os candidatos para uma entrevista.

Nela, o profissional analisa diversos aspectos do candidato, que envolvem questões como:

  • expectativas;
  • competências;
  • habilidades técnicas e soft skills;
  • personalidade;
  • pretensão salarial;
  • motivações.

Após a entrevista, o recrutador escolhe os melhores candidatos e os apresenta ao cliente. A partir disso, o seu papel passa a ser organizar e acompanhar os feedbacks do cliente e do candidato para definir quais profissionais irão para a última fase do processo seletivo.

Por fim, o recrutador faz a mediação dos ajustes finais, tais como a negociação do salário e a definição da data de início do novo colaborador da empresa, para concluir o seu trabalho.

O headhunter é recomendado para quais casos?

headhunter

Por se tratar de um profissional que busca talentos altamente qualificados, o headhunter é recomendado para preencher vagas de alta hierarquia na empresa. Isso inclui vice-presidentes, diretores, gerentes e supervisores. 

Também é recomendado para preencher vagas com qualificações raras, como, por exemplo, um gerente de vendas fluente em árabe. Dessa forma, o caça talentos não deve ser solicitado para preencher uma vaga que requer apenas escolaridade básica, por exemplo.

Leia mais: 5 estratégias para reter talentos na sua empresa

Processos seletivos tomam tempo e recursos. É desgastante organizar um processo de recrutamento por meses. Realizar testes com candidatos e não encontrar no final o candidato que necessita. Em alguns casos, as empresas acabam contratando alguém subqualificado com a esperança de treiná-lo.

O headhunter cuida de todo o processo de busca de talentos enquanto o departamento de RH pode focar na gestão de seus funcionários. Trata-se de economia de recursos. Em vez de utilizar a infraestrutura da empresa de forma ineficaz para contratar alguém especializado, o headhunter cuida de todo o processo de forma inteligente.

O headhunter é recomendado para quais casos?

Por se tratar de um profissional que busca talentos altamente qualificados, o headhunter é recomendado para preencher vagas de alta hierarquia na empresa. Isso inclui vice-presidentes, diretores, gerentes e supervisores.

Também é recomendado para preencher vagas com qualificações raras, como, por exemplo, um gerente de vendas fluente em árabe. Dessa forma, o headhunter não deve ser solicitado para preencher uma vaga que requer apenas escolaridade básica, por exemplo.

Leia mais: 5 estratégias para reter talentos na sua empresa

Resultados obtidos: as 4 maiores vantagens da atuação desses profissionais

A contratação desses profissionais específica para fazer o recrutamento de candidatos para a vaga de emprego pode trazer inúmeras vantagens para uma empresa. Contudo, as principais delas são:

#1 Busca direcionada do candidato ideal

Como o headhunter domina ferramentas e tem um campo de atuação maior do que o de um profissional de RH convencional, ele consegue realizar um processo seletivo mais apurado de talentos. 

Consequentemente, ele pode selecionar candidatos que mais se encaixam nas necessidades da empresa. 

Além disso, esse profissional ainda dispõe de uma ampla lista de contatos de pessoas que atuam em nichos específicos. Isso faz com que as possibilidades do recrutamento ser bem sucedido aumentem.

#2 Estabelece relação direta com a empresa

Após estabelecer uma parceria com o cliente, o recrutador poderá conhecer quais são as necessidades, características e expectativas da empresa para o preenchimento da vaga.

A partir disso, o profissional cria uma relação direta com a empresa que o permite fazer processos seletivos assertivos.

Como resultado, ele poderá contribuir para o fortalecimento não só do quadro de funcionários da empresa, como também do employer branding da organização.

#3 Utilização de ferramentas de atração de talentos

headhunter

Devido a sua ampla experiência e atuação, o headhunter é capaz de atrair profissionais talentosos para a empresa. 

Isso acontece porque ele tem ferramentas específicas que são capazes de alcançar profissionais que não seriam encontrados por meio de processos de recrutamento comuns.

Entre esses recursos pode-se destacar a rede de contatos construída pela sua atuação na área, que é capaz de atrair pessoas que realmente fazem a diferença no negócio.

#4 Economiza tempo e recursos

Processos seletivos tomam tempo e recursos. É desgastante organizar um processo de recrutamento por meses. Realizar testes com candidatos e não encontrar no final o candidato que necessita. Em alguns casos, as empresas acabam contratando alguém subqualificado com a esperança de treiná-lo.

O headhunter cuida de todo o processo de busca de talentos enquanto o departamento de RH pode focar na gestão de seus funcionários. Trata-se de economia de recursos. Em vez de utilizar a infraestrutura da empresa de forma ineficaz para contratar alguém especializado, o profissional cuida de todo o processo de forma inteligente.

Como encontrar o headhunter ideal?

É possível encontrá-lo em conferências, no LinkedIn e em empresas de gestão de capital humano. A Focsi tem um serviço de headhunter, na qual utiliza sua rede de contatos para encontrar profissionais altamente capacitados para vagas.

Existem muitos “caçadores de talentos” no mercado, mas a maioria não possui o networking arraigado suficiente para encontrar bons profissionais. 

Por isso, vale ter cautela na hora de contratar o serviço. Faça uma entrevista com o profissional e esclareça precisamente o que busca em um candidato. Isso pode evitar constrangimentos futuros.

Como você pode perceber, contratar um especialista em seleção de candidatos como o headhunter é uma excelente forma de conseguir atrair profissionais qualificados para a sua empresa.

Afinal, esse recrutador domina uma série de recursos que fazem com que o processo de seleção seja bem direcionado e assertivo. 

Para que você também possa melhorar o seu processo seletivo de candidatos, confira o nosso Modelo de entrevista e aumente as chances de contratar o profissional ideal para a sua empresa.


Posts relacionados