employer branding
Postado em 16 de janeiro por Focsi

O que é employer branding e que resultados traz para gestão de pessoas?

Você sabe o que é employer branding e como esse conceito pode funcionar no seu contexto? Confira e entenda porque essa estratégia traz tantos resultados


O employer branding é a estratégia mais eficiente para atrair grandes talentos do mercado para a sua empresa. Afinal, é por meio dele que a sua marca ganha destaque e se torna um objeto de desejo para os profissionais.

Apesar de todo potencial desse tipo de método, alguns gestores – por não conhecerem essa forma de branding – perdem a oportunidade de se sobressair entre os concorrentes e melhorar os resultados.

Para que isso não ocorra com você, reunimos neste artigo as principais informações sobre o assunto.

Sumário

#1 O que é o employer branding?
#2 Qual é a importância do employer branding?
#3 Como utilizar o employer branding?
#4 Cases de sucesso 

O que é o employer branding?

Para que uma empresa se posicione no mercado, ela utiliza estratégias de branding. O processo é responsável por trazer visibilidade para a marca e, principalmente, fazê-la ocupar uma posição específica.

Na área de RH, acontece de forma semelhante graças a uma nova técnica: o employer branding, uma estratégia da área de gestão de pessoas que tem como objetivo construir e manter a reputação de excelente empregadora da organização  perante o mercado.

Para tanto, são usados um conjunto de técnicas eficientes, capazes de estimular os atuais funcionários a se empenharem para permanecer na equipe, assim como atrair candidatos hdo mercado para ocupar as vagas disponíveis da empresa.

Qual é a importância do employer branding?

Quando a estratégia é efetuada corretamente, os colaboradores se sentem valorizados profissionalmente e veem a empresa como uma ótima opção para o desenvolvimento de suas carreiras. E, além de tudo, o negócio ganha uma imagem mais forte e positiva de forma geral no mercado.

Sendo assim, a capacidade de executar essa estratégia realçando os diferenciais da organização, é o ponto chave para atrair pessoas talentosas para o quadro de funcionários.

Isso, além de aumentar a produtividade dos colaboradores, também diminui a rotatividade, culmina em entregas mais elaboradas e auxilia no crescimento e desenvolvimento da sua empresa. 

Como utilizar o employer branding?

Há algumas situações onde o uso do employer branding é altamente recomendado, saiba quais são e confira algumas formas de utilizá-lo.

No primeiro contato no processo de recrutamento

Esse tipo de branding pode ser usado durante o primeiro contato direto com os futuros colaboradores da sua empresa. Nesse momento é preciso que a equipe de RH consiga transmitir os principais valores e benefícios da empresa.

Mimos e incentivo para o dia a dia do trabalho

Um grande exemplo de empresa que oferece esses benefícios é a Google, com suas máquinas de doces espalhadas pelo prédio, mesa de jogos, dias especiais para fantasia, cultura organizacional de desafios e recompensas e muito mais.

Mais que “apenas um funcionário”

É importante criar uma comunidade única para os funcionários, onde eles se sintam bem e tenham vontade de trabalhar. Portanto, uma boa iniciativa de employer branding é tratar seus colaboradores como o que eles realmente são: a parte mais importante para todo o desenvolvimento da empresa.

Cases de sucesso 

Conheça cases de employer branding de incríveis marcas do mercado que vão além do recrutamento no momento da criação de suas ações.

Google

Quem não gostaria de ser funcionário da Google? Os benefícios dos colaboradores dessa organização são conhecidos em todo mundo, assim como o seu famoso e aconchegante ambiente de trabalho.

O espaço “work hard, play hard” é um exemplo para qualquer empresa absorver, visto que o objetivo do employer branding é transformar a empresa em um objeto de desejo, no sentido de empregabilidade, para as pessoas.

Diversas organizações oferecem inúmeras vantagens para os seus funcionários e eles, certamente, as valorizam muito. Portanto, isso é algo que, definitivamente, deve ser exposto.

Utilize o site e, principalmente, as mídias sociais da empresa para divulgar os bastidores do trabalho e de tudo o que é concedido à sua equipe.

Grupo Netshoes

O Grupo Netshoes transformou a sua marca como empregadora em referência, alinhando – primeiramente – a imagem da empresa para a equipe e, posteriormente, para o mercado.

A estratégia funcionou tão bem que, atualmente, a organização é classificada como uma das melhores para se trabalhar no país, de acordo com uma pesquisa do LinkedIn.

O processo que direcionou a nova postura da Netshoes teve como foco a percepção dos colaboradores sobre a empresa e a cultura interna.

Dessa maneira, a organização – que é referência na venda de artigos esportivos – percebeu que, para os funcionários, essa imagem ia além.

O projeto teve 6 etapas e foi guiado por um profissional de RH, além de contar com a participação do criador da empresa e também de todos os 1800 colaboradores da época.

Através dessa iniciativa, a Netshoes instigou toda a sua equipe, que, posteriormente, se transformou na principal embaixadora da marca, deixando de ser apenas meros funcionários.

Através da hashtag #GenteValorizada no Instagram é possível notar o engajamento dos colaboradores com a marca.

Starbucks

A Starbucks é eficiente na construção da sua marca por meio de seus empregados, possuindo perfis no Twitter e no Instagram que são usados especialmente para a interação com possíveis candidatos, além da promoção de sua employer brand.

A hashtag #sbuxjobschat é utilizada para estimular as pessoas a colaborarem com comentários e. por meio dela, também são divulgados links regulares direcionados para LinkedIn e outros sites que possibilitem o acesso às vagas.

A empresa se refere aos seus colaboradores como parceiros e esse título faz com que eles se orgulhem de integrar o quadro de funcionários da empresa.

Lançar uma comunidade exclusiva para os funcionários já não é algo novo no mercado, porém, o que a Starbucks ensina é que, ao desenvolver conversas online por meio de redes sociais – tanto com os parceiros como com os potenciais candidatos – revela:

  • O que motiva as pessoas em suas ocupações;
  • Os requisitos procurados por profissionais que estão em busca de recolocação em suas áreas.

Ademais, a Starbucks disponibiliza uma Jobs Playlist que pode ser conferida através do canal do YouTube da organização.

Netflix

A Netflix apresentou, no ano de 2015, a sua nova política de licença parental. A alteração consistiu em tempo ilimitado para os pais no primeiro ano de vida do bebê, entretanto há outros benefícios usufruídos pelos colaboradores.

Obviamente, a fama da empresa como uma potência premiada de entretenimento de mídia contribui para o desejo de trabalhar na Netflix, entretanto seu foco principal é na cultura corporativa – que adquire os direitos de divulgação dos funcionários.

Há 10 anos atrás, o employer branding era considerado como algo bom, porém, desde então, se transformou em uma estratégia indispensável. 

Portanto, independente de qual seja o diferencial da sua companhia, não deixe de investir nesse método para assegurar que seus funcionários continuem estimulados e orgulhosos do lugar que trabalham.

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