pirâmide de maslow
Postado em 28 de março por Focsi

Pirâmide de Maslow: descubra as necessidades da sua equipe

A pirâmide de maslow é um dos métodos mais antigos e assertivos para identificar necessidades e com isso melhorar processos. Garanta melhorias contínuas com a ferramenta


A pirâmide de Maslow foi inventada em 1943 para compreender melhor as motivações humanas.

O psicólogo americano, Abraham Maslow, foi um dos primeiros da sua geração a focar no lado “positivo” das ações humanas em vez dos “problemas” – seus conterrâneos estavam mais preocupados em desvendar os traumas e crises das pessoas em vez das ambições.

Maslow desejava saber o que faz as pessoas quererem viver e descobriu que existe uma hierarquia, que vai desde a sobrevivência até a busca por algo maior.

Aproveite para ler gratuitamente nosso Guia sobre Assessment!

Essa busca por algo maior importa totalmente na sua empresa, pois, uma equipe é produtiva desde que seus funcionários encontrem um sentido no que fazem.

Leia abaixo sobre a pirâmide de Maslow e saiba como aplicá-la em sua empresa!

Como interpretar a pirâmide de Maslow?

pirâmide de maslow

A pirâmide de Maslow é dividida em 5 níveis de necessidades, que são:

  1. Fisiológicas: alimentação, sede, sono, abrigo, sexo, homeostase (calor corporal)
  2. Segurança: proteção contra ameaças, estabilidade financeira, saúde e bem-estar
  3. Afiliação: amizades, relacionamentos familiares, intimidade sexual
  4. Estima: reconhecimento, auto-estima, respeito mútuo
  5. Realização pessoal: busca pela felicidade, desenvolvimento de talentos, alcançar objetivos, sentimento de transcendência

De acordo com Maslow, as pessoas geralmente seguem uma hierarquia de forma inconsciente para cumprir necessidades. Isso significa que normalmente, uma pessoa que não tem abrigo buscará isso antes de focar no aprimoramento de talentos.

Via de regra, as necessidades na base da pirâmide serão priorizadas antes das outras.

Vale lembrar, porém, que o próprio criador da pirâmide observa que algumas pessoas podem até ignorar necessidades básicas em busca da realização pessoal. É o caso de um artista que “esquece” de comer quando está pintando, ou um empreendedor que deixa de dormir para fechar negócios.

Como aplicar a pirâmide na sua empresa?

pirâmide de maslow

Em um ambiente de trabalho seus funcionários ainda pensam em necessidades pessoais. Um funcionário que sofre de diabetes pode ficar pensando sobre isso no expediente caso não tenha tratamento adequado.

Ou pense em um colaborador que terminou o namoro e agora busca atar esse laço de intimidade. É uma necessidade que passará a priorizar em sua vida e que pode prejudicar sua produtividade.

O RH de uma empresa deve sempre lembrar que seus colaboradores são pessoas com objetivos diferentes. Mas existem coisas que você pode oferecer para ajudar a solucionar necessidades em cada nível da pirâmide de Maslow:

  1. Fisiológicas: a maioria dessas necessidades podem ser solucionadas por meio de um salário adequado para sustentar a família do colaborador. Plano de saúde e vale alimentação também cumprem essas necessidades
  2. Segurança: ofereça estabilidade no cargo e um ambiente de trabalho em que o colaborador não sente “medo” de ser demitido. Ambientes hostis em que funcionários são sempre pressionados nunca cumprem essa necessidade
  3. Afiliação: ofereça um ambiente de trabalho colaborativo, onde as pessoas se auxiliam e focam no bem-estar de todos. Também permita horários flexíveis para eventualidades na família e recessos para férias
  4. Estima: programas de bonificação, prêmios e rede de apoio para colaboradores cumprem essas necessidades de auto-confiança. Um canal acessível para sugestões e recebimento de feedback também ajuda.
  5. Realização pessoal: um plano de carreira pode motivar funcionários a buscarem o melhor de si no cargo. Já para outros o que vale é o tempo livre (sábado e domingo) para equilibrar a profissão com os estudos ou hobbies.

Que tal seu próximo funcionário ser uma força motriz na sua empresa? Saiba como identificá-lo com o assesment, um método de analise de comportamentos de candidatos. Saiba mais no eBook!


Posts relacionados