tomada de decisões
Postado em 9 de janeiro por Focsi

Tomada de decisões: o que é e quais são as principais técnicas

Entenda a tomada de decisões em todos os seus detalhes e saiba como garantir a eficiência desse processo na sua empresa. Isso muda qualquer estratégia!


A tomada de decisões é um dos procedimentos mais importantes de uma empresa. Afinal, é ela que tem o poder para mover as estratégias e solucionar os problemas, promovendo assim o crescimento do negócio.

No entanto, tomar uma decisão pode ser uma tarefa complicada para muitos profissionais, sobretudo quando eles já atingiram seu limite diário e estão sofrendo com a “fadiga de decisão”.

Seja você um gestor ou dono de negócio, leia o nosso artigo para entender mais sobre o assunto e aprender a lidar com as possibilidades disponíveis da melhor forma possível.

Sumário

#1 O que é a tomada de decisões nas organizações?
#2 Importância do processo de tomada de decisões
#3 Principais técnicas de tomada de decisões

O que é a tomada de decisões nas organizações?

A tomada de decisões pode ser definida como um processo cognitivo onde uma pessoa utiliza tanto a razão quanto a emoção para escolher a melhor opção dentre várias alternativas. 

Em empresas, as decisões apresentam riscos e oportunidades. Sendo assim, elas devem ser tomadas de maneira consciente para que a maioria das consequências possam ser previstas e os resultados esperados sejam alcançados.

Importância do processo de tomada de decisões

A velocidade dos acontecimentos nas organizações obriga que diversas decisões sejam tomadas no decorrer do dia, desde as mais fáceis até as mais difíceis. E, independentemente do nível de complexidade, a decisão sempre terá consequências, sejam elas positivas ou negativas.

A grande questão é que não há como se esquivar dessa responsabilidade, especialmente porque as decisões tomadas influem diretamente na vida dos funcionários que estão sob o seu comando, além de interferir nos resultados da empresa.

E é exatamente essa a importância da tomada de decisões, pois, em outras palavras, cada uma delas contribui para a evolução da organização e para que o negócio se mantenha competitivo no mercado.

Principais técnicas de tomada de decisões

Há uma série de técnicas de tomada de decisão que podem ser adotadas para facilitar o andamento desse processo. Dentre elas, selecionamos as 4 mais utilizadas nas empresas. Confira, a seguir, todos os detalhes.

Árvore de decisão

A árvore de decisão é uma ferramenta famosa e bastante simples de ser utilizada, além de ser ideal para a resolução de questões diárias, onde as decisões precisam ser tomadas com agilidade e assertividade. 

Os elementos que compõem a árvore de decisão, são:

  • Pontos de decisão: Exibidos em formato de quadrados, são circunstâncias ou atividades que o responsável pela tomada de decisão monitora;
  • Terminais de eventos incertos: Exibidos em formato de círculos, são aspectos ou ações que o responsável pela tomada de decisão não tem controle;
  • Terminais finais: Representados por ramos sem conexão, representam os pontos aos quais os possíveis valores de resultados estão ligados.
  • Anotações da árvore: Formadas por perspectivas e retornos esperados da consequência.

O maior benefício da árvore de decisão em comparação às outras técnicas é a facilidade com que são propagados as expectativas de conclusão, o questão que está em pauta, as opções a serem levadas em consideração e a possibilidade de efetividade de cada alternativa, sendo simples até mesmo para leigos.

Brainstorming

Muito provavelmente, o Brainstorming é a técnica mais conhecida e mais usada nas organizações dentre todas as técnicas de tomada de decisão existentes. Essa “tempestade de ideias” funciona da seguinte forma:

  • Primeiramente, é preciso formar um grupo com até, em média, 10 participantes (pois com uma maior quantidade de pessoas será complicado gerir o debate);
  • Após isso, o líder do grupo apresentará o problema que será tratado;
  • Prontamente, todos deverão manifestar as suas ideias e expor soluções para a resolução do problema;
  • Há inúmeras maneiras de mostrar as ideias: externar de forma oral para os membros do grupo, formular uma lista ou utilizar post-its em um quadro são as mais comuns;
  • É essencial que, nessa etapa, as ideias não sejam criticadas, somente expostas para o grupo;
  • O líder anota todas as recomendações e, adiante – depois de uma pausa de algumas horas ou até mesmo de um dia – elas são estudadas e debatidas pelo grupo.Nesse momento, as críticas e as complementações às sugestões alheias são permitidas;
  • Quando o debate for finalizado, o grupo precisará decidir qual é a opção mais viável.

Quando realizado de forma correta, o Brainstorming é capaz de proporcionar ótimos resultados para o processo de tomada de decisão.

Matriz de decisão

A matriz de decisão é uma técnica que colhe informações para formar tópicos de avaliação que levem à possível resolução pretendida, por meio de colunas e linhas de uma matriz. Em cada cruzamento de coluna e linha, uma pontuação é aplicada.

Ainda, a matriz pode classificar alguns elementos que precisam ser destacados através de pesos de importância. Provavelmente, o maior valor constatado resultará na decisão mais condizente a ser tomada.

Nessa técnica não há um formato predefinido de matriz, o que permite que ela seja personalizada pelo gestor, de acordo com as suas necessidades.

Delphi

O Delphi é uma técnica mais elaborada, utilizada para promover um consenso entre os especialistas de determinada área. Nela, um questionário é formulado com o intuito de filtrar ideias relacionadas a diferentes fatores de um projeto ou problema e, após finalizado, é enviado para os especialistas.

As respostas obtidas são categorizadas e enviadas para os membros para que haja a compreensão das considerações e visões dos outros participantes. Além disso, esse processo é executado sem que os autores sejam identificados.

Após isso, a primeira etapa é novamente executada para que haja a oportunidade de mudar de ideia ou incluir um novo argumento se baseando nas respostas lidas. Esse ciclo é repetido até que um consenso seja estabelecido.

Usando todas as informações do nosso artigo, sua tomada de decisões na empresa se tornará um processo muito mais fácil e com maiores chances de êxito. Assim, basta que você saiba identificar qual técnica de decisão é mais adequada para sua gestão.

Ainda, é necessário ter uma equipe qualificada que te direcione para a melhor solução. E, para garantir a eficiência do processo de contratação, há ferramentas, como o Assessment, que te auxiliam nessa questão e que evitam metade dos problemas que uma decisão errada pode causar.

Além disso, para melhorar o desempenho da sua empresa é essencial investir em técnicas de Gestão de Pessoas e de Recursos Humanos. Nesse ebook você conhecerá as práticas mais modernas e estratégicas dessa área, vale a pena conferir!


Posts relacionados