Você sabe o que é gamificação? É um conceito que vem tomando conta de muitas áreas da comunicação e da gestão de pessoas. Confira e entenda como funciona.
Você sabe o que é gamificação?
Ao lidar com grupos de colaboradores, um desafio constante é manter um bom clima entre eles, incentivando a boa convivência e entrega de resultados. Tudo isso sem deixar a produtividade de lado. Unir todos esses fatores pode não ser tão simples, mas existem mecanismos que podem auxiliá-lo nessa tarefa.
É o caso da gamificação. Trata-se de uma abordagem em que elementos e princípios são usados a fim de criar uma experiência de aprendizagem eficiente e envolvente.
Neste post, reunimos informações importantes sobre o assunto. Acompanhe!
A gamificação nada mais é do que a implementação de dinâmicas de jogos para engajar pessoas, seja nas empresas, seja em treinamentos, seja na educação. O importante é saber que ela aparece para resolver problemas. Motivar as ações e os comportamentos em ambientes fora do contexto do jogo.
Jogos, por si só, despertam a curiosidade de quem participa — além de apresentar desafios, estimular uma competição saudável e ensinar sobre algum assunto. Quando essa mecânica é aplicada em empresas, funciona da mesma forma. Mas essa implementação não precisa, necessariamente, aparecer em formato de um jogo. O que importa mesmo é a dinâmica da gamificação.
A lógica dos jogos é facilmente compreendida pela natureza humana. O jogo é uma das primeiras distrações apresentadas às crianças, por exemplo. Por isso, nesse momento você vai observar como os seus colaboradores competem entre si.
Eles ganham confiança no processo e procuram soluções ágeis e funcionais para atender aos seus objetivos. Esse é o momento de engajar e envolver, fatores essenciais para que os resultados sejam atingidos.
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Dentro de uma estrutura de gamificação é possível medir o desempenho dos colaboradores etapa a etapa e compreender o que ajuda ou atrapalha em sua evolução. Como essa estrutura é desenvolvida em níveis e o objetivo final exige a superação de cada fase, é mais fácil verificar os entraves da equipe e, por meio dos feedbacks, propor melhorias diretas à produtividade.
Faz parte da gamificação a premiação ou recompensa. Independentemente do que for definido como prêmio, o essencial é que ele esteja atrelado ao alcance do objetivo definido no início do processo. Esse objetivo pode ser melhorar o relacionamento entre a equipe, atingir mais vendas, conversões, contatos ou até mesmo melhorar a produtividade e gestão do tempo.
É a partir desse objetivo final que a gamificação será criada. E somente quando alcançada a meta é que a recompensa virá. Para isso, é importante que todo o processo seja bem explicado aos participantes desde o início e que as regras sejam estabelecidas.
Se você tem dúvidas de como começar, pode fazer um teste com um pequeno grupo e depois expandir para o restante da empresa. Leve com você as seguintes etapas de um jogo: engajar, comprometer e recompensar. Assim, será mais fácil estruturar a sua ideia.
Como vimos, na gamificação, o caminho é tão importante quanto o objetivo traçado. Durante a jornada dos colaboradores no jogo é possível observar diversos aspectos individuais e gerais que podem enriquecer os feedbacks, esclarecer entraves e impactar diretamente nos seus resultados.
E você, gostou da gamificação? Gostaria de aplicá-la em sua empresa para aumentar a produtividade? Então não deixe de compartilhar a sua experiência conosco!
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