Postado em 23 de outubro por Focsi

Equipes motivadas dependem de líderes acessíveis

Entenda como o papel de uma liderança mais próxima contribui para a produtividade de todo o time. Estamos cada vez mais acostumados a ouvir e a reproduzir a ideia de […]


Entenda como o papel de uma liderança mais próxima contribui para a produtividade de todo o time.

Estamos cada vez mais acostumados a ouvir e a reproduzir a ideia de que devemos ser mais líderes e menos chefes. Essa visão defende o papel de um superior dentro da organização que se preocupa com uma relação de proximidade e liberdade com a sua equipe, permitindo que os colaboradores contribuam com suas opiniões e sugestões para o crescimento da empresa.

Antes, o líder era visto como uma pessoa distante, que devíamos respeito e obediência, mas, para quem raramente expressávamos nossas opiniões. Hoje, esse cenário tem mudado e incentivado lideranças que saibam ouvir, compreender e, acima de tudo, conhecer as habilidades, os limites e as dificuldades dos integrantes de suas equipes.

Características do líder

Seria muito fácil se apenas usando o termo “líder” conseguíssemos de fato nos transformar em um verdadeiro líder. Mas, não é assim que funciona, e a realidade exige algumas mudanças de hábitos que representem sua nova forma de liderar.

Dentre as principais características de uma liderança, podemos destacar principalmente:

  • Capacidade de inspirar e motivar as pessoas ao seu redor (ao invés de causar medo e intimidação);
  • Coragem em expor suas ideias e expressar suas opiniões;
  • Iniciativa para a tomada de decisões;
  • Conhecer o que motiva e desafia sua equipe;
  • Se interessar por compreender os limites de cada integrante do time;
  • Saber corrigir de forma educativa e sem ofender;
  • Entre tantas outras.

Além da liderança

Apesar dos atributos citados que caracterizam um líder, um dos principais comportamentos do papel de liderança deve ser a acessibilidade e a disponibilidade para a sua equipe. Imagine um líder admirável, motivador e altamente capacitado, mas pouco aberto ao diálogo, ou pior, que nunca tem tempo para a sua equipe.

Sendo assim, é necessário se tornar mais que um líder, é necessário se tornar um líder acessível. Para isso, podemos orientar alguns passos que te ajudarão a atingir esse objetivo e atuar de forma que estimule cada vez mais a produtividade do seu time.

  1. Compartilhe informações: muitos líderes acabam escondendo ou comunicando mal algumas realidades da empresa. Você precisa confiar na sua equipe e, por isso, deve melhorar sua comunicação, de forma que todos entendam o que você está querendo dizer e sendo transparente para que seus integrantes estejam alinhados ao que acontece na organização;
  2. Todo líder erra, você também: admitir os próprios erros é uma forma de humildade e de criar proximidade com sua equipe, afinal, eles perceberão que você também tem barreiras e dificuldades, assim como qualquer colaborador;
  3. Disponibilize um tempo na sua agenda para encontros periódicos com a sua equipe: ainda que você participe de muitas reuniões e tantos outros compromissos, é necessário que reserve um momento na semana para entender como estão as atividades de cada um, demonstrando interesse e participação no desenvolvimento dos trabalhos.

Essas orientações auxiliam muito mais do que você imagina nos resultados de uma equipe. O líder é o responsável por inspirar o time, e é essa inspiração que contribui para a produtividade de cada integrante. Por isso, quando o grupo não estiver demonstrando bom desempenho, primeiro faça sua autoavaliação como líder, onde pode errando ou deixando a desejar, para então cobrar os demais.

A Focsi realiza treinamentos e capacitações direcionadas para a necessidade de cada equipe. Se quiser conhecer mais sobre como nosso trabalho pode contribuir com o seu time, entre em contato conosco.


Posts relacionados