Embora a remuneração muitas vezes pareça ser o fator mais relevante para os profissionais, nem sempre somente uma boa remuneração é suficiente. Muitas empresas e empregadores acreditam que o principal […]
Embora a remuneração muitas vezes pareça ser o fator mais relevante para os profissionais, nem sempre somente uma boa remuneração é suficiente.
Muitas empresas e empregadores acreditam que o principal motivador para atrair e reter talentos está relacionado a boa remuneração que é oferecida ao colaborador. Porém, apesar de a remuneração ter significado, ela não é a única responsável por estimular que profissionais se candidatem para uma determinada vaga ou permaneçam na empresa.
Em um primeiro momento, é comum que a remuneração impulsione grande parte dos profissionais interessados em estar na organização. Isso acontece, porque no processo de recrutamento, muitas vezes, o candidato desconhece sobre a cultura da empresa .
Sem conhecer a realidade do ambiente de trabalho, os princípios e valores da empresa, a remuneração acaba falando mais alto. Após ser contratado, o profissional passa a vivenciar de perto outros critérios relacionados às práticas e à cultura organizacional, que muitas vezes impactam na decisão de permanecer ou não na empresa.
Sendo assim, conseguir transmitir a mensagem e o posicionamento da sua empresa fazem parte do processo seletivo, como forma de realizar um recrutamento mais assertivo. Com base nisso, entenda alguns dos critérios considerados relevantes e que estimulam o interesse dos candidatos pelas suas vagas de emprego.
Segundo uma entrevista divulgada pelo portal InfoJobs, candidatos maduros e diferenciados buscam vagas onde seja capaz identificar uma perspectiva a longo prazo dentro da empresa. Ou seja, disponibilizar informações que demonstrem a disposição da organização em oferecer novas oportunidades de avanço e aprendizado ao novo colaborador.
Uma empresa que tenha o hábito de reconhecer e recompensar seus colaboradores de acordo com o bom desempenho exercido no cargo também está entre os critérios mais considerados pelos candidatos. Sendo assim, é necessário expor, se possível, as práticas realizadas.
Assim como falamos em nosso último blog, os valores culturais e organizacionais de uma empresa são fatores importantíssimos que refletem na produtividade e no engajamento do colaborador com a empresa. Além de influenciar nessa dedicação, também influencia na atratividade ou na permanência de profissionais. Por isso, a importância de conseguir transmitir o posicionamento da sua empresa desde as entrevistas e os processos seletivos.
Com isso, concluímos que candidatos qualificados e ideais para a sua empresa, estão em busca de valores que vão além de uma boa remuneração ou outros benefícios convencionais. Para obter resultados mais eficazes e assertivos, é importante contar com a experiência de quem atua de forma eficaz em processos de seleção.
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