comunicação no trabalho
Postado em 24 de janeiro por Focsi

4 problemas de comunicação no trabalho mais comuns

Problemas de comunicação são a causa dos maiores conflitos em empresas, o que pode desencadear perdas irreparáveis. Garanta pequenas práticas que fazem toda a diferença na comunicação empresarial.


Falhas de comunicação no trabalho prejudicam todo o funcionamento de uma organização. Tarefas não são cumpridas, colaboradores se desentendem e até o bem-estar é prejudicado.

Para solucionar isso, é bom saber quais são os problemas mais comuns. Então confira abaixo 4 falhas de comunicação – junto com as soluções!

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#1 Falta de regras para ferramentas

A maioria dos escritórios sofre quando canais de comunicação são mal utilizados. Mensagens importantes podem sumir na caixa de entrada, comunicados urgentes são dados por redes pessoais – ou até um “avisa fulano…” que é mal interpretado quando chega no receptor final.

A falta de gerenciamento faz com que a comunicação no trabalho fique caótica, já que cada funcionário dá recados da forma que bem entender. Isso gera atrito, além de ineficiência – imagine um convite para uma reunião dada por Whatsapp, que se perde na multidão de mensagens em poucos minutos. Muitos nem fiquem sabendo.

A solução

Estabeleça regras para cada ferramenta de acordo com o tipo de mensagem. Emails podem ser usados para comunicados gerais, mas não para mensagens urgentes. Canais corporativos, como o Slack, podem ser usados para brainstorming ou mensagens informais, mas devem ser evitados para reuniões.

Alguns gerentes estabelecem vários canais na organização, cada uma com uma finalidade. O objetivo é facilitar para todos o que esperar de cada ferramenta e quando deve ser usado.

#2 Fofoca

Um dos maiores males de uma empresa: os cochichos nos corredores, a boataria e o tempo perdido compartilhando difamações. Além de provocar descrença entre os empregados, as fofocas diminuem a produtividade já que o tempo é utilizado para discutir a vida pessoal e não a carreira e missão da empresa.

A solução

Crie um manual de comportamento para a organização e distribua entre os funcionários. Cite exemplos de bons costumes entre funcionários e enfatize os prejuízos da fofoca.

Outra forma de lidar com a situação é criar uma ouvidoria na empresa, na qual funcionários que se sintam alvos de fofoca podem procurar o RH para lidar com o problema.

#3 Funcionários que falam, mas não ouvem

Reuniões não são agradáveis quando alguns falam muito e outros falam pouco. Também existem funcionários que se preocupam tanto com a resposta que darão, que nem prestam atenção no que o outro está falando agora.

Interrupções não são agradáveis e podem constranger os tímidos, que optam por só escutar apesar de terem boas ideias para compartilhar.

A solução

Estabeleça regras para a reunião como alguém responsável pelo briefing e um tempo fixo para chegar numa conclusão. De preferência, faça as reuniões em uma mesa redonda, pois isso incentiva a conversa mútua em vez de todos escutarem somente o “líder”. Essa é uma dinâmica muito fundamental para comunicação no trabalho em diversos contextos.

Também é possível estabelecer uma ordem para cada um falar, pois assim todos terão sua voz escutada. Não permita que as pessoas sejam interrompidas enquanto falam, pois isso gera desconforto.

#4 Ausência de prioridades

Muitos colaboradores só fazem o que é solicitado, mas sem calcular o tempo necessário e urgência de cada tarefa. Caso isso não seja comunicado efetivamente, tarefas importantes são deixadas de lado para uma tarefa rotineira. Isso pode prejudicar drasticamente a lucratividade de uma empresa e adiar a entrega de produtos ou realização de projetos.

A solução

Toda segunda, defina quais são as prioridades para cada equipe. Assim, os supervisores ficam cientes do que é mais importante e delegam para seus membros o que deve ser feito primeiro.

No caso de uma empresa pequena, é possível fazer uma reunião no começo da manhã para determinar prioridades e o que deve ser feito por cada colaborador.

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