Postado em 15 de fevereiro por Focsi

Gestão de RH: 3 ferramentas online e 2 dinâmicas para capacitar sua equipe!

Listamos aqui 3 ferramentas online e 2 dinâmicas para capacitação de equipes. Confira e garanta a implementação de técnicas simples para otimizar processos


Em vez de ficar na mesmice do papel e caneta, além de métodos antiquados, é necessário modernizar a gestão com ferramentas de rh para otimizar a forma como seu time trabalha.

Graças à internet, existem novas formas de um profissional de Recursos Humanos gerenciar seus colaboradores.

Confira também nosso Ebook gratuito!

Confira 3 ferramentas que podem agilizar sua rotina no escritório! Depois, veja 2 dinâmicas que você pode aplicar já para resolver problemas de falta de cooperação entre seus colaboradores!

3 ferramentas de rh online essenciais para sua gestão

#1 Teste DISC

O DISC é uma ferramenta de análise comportamental que visa categorizar o indivíduo em quatro dimensões:

  • Dominância: gostam de liderar, encarar desafios e propor inovações
  • Influência: comunicativos, adoram se sociabilizar e participar de atividades criativas
  • Estabilidade: generosos, buscam tranquilidade e paz em seu ambiente de trabalho e com os amigos e família
  • Conformidade: minucioso, presta atenção nos detalhes e se sente confortável em ambientes com regras e rotinas bem definidas
gestão de rh

Segundo o criador do método DISC, William Marston, as categorias são resultantes de como a personalidade das pessoas são formadas.

O comportamento seria a junção do interno (percepção do seu próprio poder) com o externo (visão de mundo). Dessa forma, alguém do tipo “D” acredita mais no seu poder para mudar o ambiente, enquanto alguém do tipo “S” é mais passivo e prefere conviver com o mundo ao seu redor.

Por que usar esse método?

Você pode enviar o teste por email para um candidato e já obter uma visão prévia dele antes de realizar uma entrevista em pessoa. É um método rápido para avaliar a aderência de um candidato ao ambiente de trabalho.

Imagine que você deseja contratar um desenvolvedor para a sua equipe, que já é predominado por pessoas do tipo “C”. Caso seja uma pessoa do tipo “D” ele pode entrar em confronto com os outros funcionários ao questionar processos e tentar dominar o fluxo de trabalho.

#2 Ponto eletrônico/digital

Com uma das clássicas ferramentas de rh, o ponto eletrônico, os colaboradores da sua empresa podem contabilizar as horas de trabalho pelo próprio celular, sem te gerar desgaste.

Além de não perder tempo com cálculos, o ponto eletrônico não precisa de equipamento específico ou de impressão de comprovantes. É tudo digital, melhor para sua gestão de RH e o meio ambiente!

Ponto Mais e Tangerino são empresas nacionais especializadas em prestar esse serviço.

#3 Cursos gratuitos para qualificar colaboradores

Colaboradores qualificados tornam a sua organização mais competitiva. Incentive a sua equipe a aprender nas horas vagas do expediente, ou até em domicílio em troca de benefícios ou prêmios.

Existem cursos gratuitos de alta qualidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação Bradesco em áreas desde a Administração até Relações Internacionais!

[LEIA TAMBÉM] Como planejar e executar plano de treinamento para equipes

2 Dinâmicas de Grupo para melhorar a cooperação entre funcionários

gestão de rh

Muitos associam as dinâmicas em grupo apenas com o recrutamento, mas também são cruciais para melhorar a integração entre membros de uma equipe. E funcionam como ferramentas de RH para o desenvolver seu capital humano.

Claro que cada funcionário exerce seu papel na empresa, mas sem comunicação efetiva entre membros ou ainda entre departamentos da organização, arrisca-se que o trabalho fique estagnado. Isso prejudica a produtividade, e lucratividade da empresa.

Confira abaixo 2 dinâmicas de grupo para organizar com seus funcionários!

#1 Mãos dadas!

Faça uma roda com todos os seus colaboradores. O ideal é fazer isso em um local grande, onde todos possam ficar de pé confortavelmente.

Comece pedindo para todos ficarem de mãos dadas. Peça para lembrarem quais colegas estão do seu lado esquerdo e direito – de repente, peça para soltarem as mãos e andarem livremente pela sala.

Agora, você precisará de um carpete, cartolina ou tapete razoavelmente grande (em torno de 1 x 1 metro) e vai deixar no meio da sala no chão. Peça para todos se espremerem dentro do espaço – o objetivo é ninguém ficar de fora do carpete.

Quando todos estão espremidos, peça para que deem as mãos com seus colegas do início da dinâmica. Agora, precisam cooperar para voltar à roda do começo do jogo, sem desfazer as mãos dadas.

Essa dinâmica ensina seus colaboradores sobre a importância de permanecerem juntos e vencer obstáculos por meio da cooperação.

#2 Balões no ar!

Reúna todos os colaboradores em uma roda e entregue uma bexiga para cada um. Peça para eles encherem os balões, imaginando que estão soprando um “problema” que enfrentaram recentemente lá dentro.

Depois, deixe as pessoas caminharem livremente, mas com uma condição: precisam dar tapas no balão e manter ele no ar. Quem deixar cair no chão é retirado da dinâmica.

Após um tempo, tome a liberdade para retirar membros, mas deixe os balões. Assim, os colaboradores que sobrarem vão ter que ainda cumprir o desafio de não deixar os balões caírem no chão. Quanto mais gente sair, mais difícil fica a tarefa.

No final, vai sobrar apenas um colaborador que obviamente não conseguirá cumprir o desafio. Então fica a lição para todos: quando as pessoas deixam de lado a equipe, os problemas sobram para seus colegas – e assim algo fácil fica extremamente difícil!


Precisa aumentar sua equipe? Saiba como recrutar os melhores talentos temporários para sanar problemas imediatamente. Além disso, veja como a terceirização pode desburocratizar sua empresa. Saiba mais em nosso eBook!


Posts relacionados