processos de comunicação
Postado em 20 de junho por Focsi

3 Formas de como melhorar os processos de comunicação na empresa

Entender e garantir que os processos de comunicação sejam compreendidos em todas as equipes é basicamente o primeiro passo pra ter sucesso em qualquer gestão. Veja nossas dicas pra isso


Ter processos de comunicação claros e efetivos é o segredo para criar e manter um clima organizacional harmonioso. Além disso, eles também contribuem para que a organização alcance uma melhor perfomance perante a concorrência.

Não é por acaso que, em uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% de 300 grandes empresas afirmam que a falta de comunicação entre os colaboradores leva a organização ao fracasso.

Por isso, continue a leitura para entender mais sobre como investir em comunicação empresarial. Assim como dicas para impedir que os problemas de comunicação comecem a fazer grandes efeitos na gestão da sua equipe!

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O que são os processos de comunicação?

Basicamente, os processos de comunicação empresarial são as formas com que os colaboradores transmitem mensagens importantes entre si. Para sua elaboração, é preciso o envolvimento de 5 fatores importantes:

  • Emissor: pessoa responsável por transmitir a mensagem de forma clara e assertiva.
  • Receptor: o público que recebe a mensagem – pode ser um colaborador, uma equipe, um fornecedor ou o cliente.
  • Mensagem: a informação que você deseja passar, que deve ser sempre bem analisada e revisada para garantir a compreensão total da mesma.
  • Canal: o meio adotado para transmitir a mensagem, que pode ser através de reuniões presenciais, palestras, áudio, vídeo, dentre outros.
  • Retorno: também chamado de feedback, é um elemento pós-comunicação que ajuda o emissor a verificar se as estratégias tiveram o efeito esperado.

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Qual a importância deles?

Imagine a situação onde um líder passa uma tarefa para dois subordinados, porém não comunica suas necessidades de maneira correta.

O que aconteceria quando os três voltassem a se reunir no final do dia para o feedback e aperfeiçoamento? Certamente, haveria problemas nas tarefas e o trabalho seria adiado.

Por outro lado, como essa situação ficaria se o líder tivesse se comunicado de maneira eficaz ou se os funcionários tivessem buscado tirar suas dúvidas? O resultado seria completamente diferente.

Em um ambiente corporativo, no qual há a necessidade do trabalho em conjunto, bons processos de comunicação são necessários para um funcionamento adequado.

Portanto, garantir que uma mensagem foi passada da forma correta e incentivar que os colaboradores tirem suas dúvidas sem medo são ações muito importantes para evitar atrasos. Assim como minimizar perdas de tempo e recursos.

Como melhorar os processos de comunicação no ambiente de trabalho?

Levando em consideração que os processos de comunicação apenas são bem-sucedidos quando o receptor compreende a mensagem transmitida. Mas, a melhor forma de garantir melhorias é focando na parte do público.

Confira algumas dicas e técnicas para não errar na hora da comunicação empresarial:

Comunique-se de acordo com os perfis

Existem discursos que funcionam melhor para um do que para outros, afinal, cada pessoa é diferente. Pensando disso, é necessário elaborar a mensagem de acordo com o que for mais efetivo para determinado perfil.

Por exemplo, se um colaborador possui afinidade com dados e outro com imagens, uma mensagem feita apenas de dados não será efetiva para os dois.

Assim, é importante buscar treinamento ou outras capacitações que melhorem suas habilidades de se comunicar.

Use canais eficientes

Por mais que seja cômodo, o Whatsapp não é um dos melhores processos de comunicação para todas as mensagens. Principalmente quando ela envolve documentos importantes que precisam ser registrados.

Há diversos programas, sites e aplicações disponíveis para utilizar, portanto, não deixe de aproveitar as vantagens de cada uma. Apenas lembre-se de se certificar que seus colaboradores tenham acesso ao canal escolhido.

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Fale apenas quando necessário

É importante saber como e quando uma mensagem deve ser transmitida e ter um equilíbrio entre o que deve ou não ser falado.

Muitos funcionários, por exemplo, reclamam de como perderam um tempo valioso do seu dia por causa de reuniões que nem mesmo eram relevantes para o desenvolvimento das suas tarefas.

Percebeu a grande importância que os processos de comunicação têm para o funcionamento da sua empresa? Então, não fique preso apenas às nossas dicas e busque se aperfeiçoar na forma com que transmite as mensagens para outras pessoas.

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