modelo de organograma
Postado em 23 de janeiro por Focsi

Modelo de organograma empresarial: conheça 5 tipos

Confira aqui 3 tipos de modelo de organograma para implementar em sua empresa e otimizar processos internos, seja no RH ou em qualquer departamento.


Um modelo de organograma representa a estrutura funcional de uma organização, o que significa que deixa no papel de forma concisa os cargos ou departamentos de uma empresa.

O objetivo do organograma para empresas é esquematizar para os colaboradores onde cada pessoa ou equipe se encaixa. Isso ajuda o funcionário a se situar, além de deixar claro para onde ele pode avançar.

Como escolher o organograma mais estratégico para a empresa?

Antes de escolher, é necessário avaliar quais são os objetivos desejados. Caso queira simplificar a organização para sua equipe, vale a pena um modelo mais tradicional. Mas, se você deseja promover uma cooperação maior entre funcionários, opte pelo modelo circular.

Independente da sua escolha, o organograma é crucial para situar novos colaboradores, além dos temporários que chegam na empresa e precisam se adaptar rapidamente para executar tarefas.

5 tipos de modelo de organograma: prós e contras

Confira a seguir 5 modelos de organograma empresarial e saiba quais são os seus prós e contras para optar pelo melhor para sua empresa.

1- Organograma vertical

Esse tipo de organograma para empresas é um dos primeiros da história. Também conhecido como clássico, tem como objetivo estabelecer visualmente a hierarquia da empresa, mostrando os subordinados e os decisores.

Prós

Possibilita uma simples de compreensão e, por deixar claro quem está responsável por delegar tarefas, beneficia grandes empresas, como indústrias manufatureiras.

Contras

Tende a ser autoritário e diminuir a liberdade dos funcionários subordinados. Os colaboradores podem entrar no “modo de obediência” e esperar ordens em vez de serem proativos.

2- Organograma horizontal

O modelo de organograma empresarial horizontal é semelhante ao vertical, porém a principal característica dele é o fato de ele diluir as relações de comando e hierarquia da organização, impedindo o engessamento dos colaboradores, que não ficam presos a tarefas específicas.

Prós

Ele proporciona melhoria no clima organizacional, além de tornar a gestão mais flexível, ágil e permitir que os funcionários tenham mais foco nos projetos.

Contras

Dentre as desvantagens, está o possível mau uso da autonomia por parte dos funcionários, a incerteza dos papéis prestados e a dificuldade de gerir a equipe.

3- Organograma circular

O organograma circular dispõe em “camadas” (radiais) os departamentos e cargos de uma organização e, por isso, também recebe o nome de radial. Nele, o enfoque maior está nos departamentos e não nos cargos em si.

Prós

Promove uma visão holística na empresa, onde que os departamentos foram uma coesão e são unidos. Isso faz o funcionário se sentir parte de uma equipe e evita o individualismo.

Contras

Mais difícil de produzir, além de não deixar claro os cargos. Para alguns, tende a promover uma visão de “departamentos” em vez de holística.

4- Organograma linear de responsabilidade

Esse modelo de organograma para empresas apresenta os cargos e as funções de cada funcionário de uma maneira simplificada, bastando visualizar a tabela para saber quem é responsável pelo o quê, de forma minuciosa.

Prós

É fácil de elaborar e entender, cada colaborador sabe exatamente o que se espera dele, além de saber quem são os responsáveis por delegar atividades.

Contras

É considerado “burocrático” por focar apenas nas funções da cada um em vez de uma visão macro da organização, tendendo a diminuir a proatividade e aumentar o individualismo.

5- Organograma matricial

Esse modelo é muito útil para representar unidades temporárias onde mais de uma área irá atuar e sua utilização é bastante comum em consultorias ou empresas que realizam grandes projetos.

Prós

Abre espaço para um ambiente mais fluido – com destaque para a colaboração – e até mesmo os funcionários nos níveis mais baixos da hierarquia têm participação na tomada de decisões.

Contras

A dupla subordinação pode criar conflito de interesses e rixas entre chefes de departamentos, além de alguns funcionários não conseguirem se adaptar.

Existe, ainda, a possibilidade de criações, desde fluxo de trabalho até plano de carreira, através do modelo de organograma empresarial escolhido.

E, além do gráfico, existe uma ferramenta útil para identificar características em um candidato que são benéficas para sua organização: O assesment. Para descobrir um talento com garantia de eficiência, confira o nosso e-book:


Posts relacionados