plano de carreira
Postado em 24 de outubro por Focsi

Plano de carreira: descubra as vantagens e como construir

Confira nosso Guia completo sobre plano de carreira. Vantagens, formas de criar, dicas e técnicas. Tenha planejamento a longo prazo com o plano de carreira!


Quando um empreendedor inicia seus negócios de maneira consciente, antes das primeiras ações, ele tem um horizonte definido. Do mesmo modo, quando um profissional se candidata a uma vaga de emprego, traz consigo perspectivas sobre um plano de carreira.

Essa perspectiva é fundamental para o seu desenvolvimento no cargo em questão. Com expectativas claras e alcançáveis, não apenas o profissional tem um norte definido como também torna a empresa mais produtiva.

Afinal, o maior ativo de uma empresa são seus recursos humanos. Portanto, se você quer aprender como um plano de carreira pode impulsionar a força de uma organização, acompanhe este artigo.

O que é e qual a importância de um plano de carreira?

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Uma plano de carreira trata-se de um programa em etapas claras para a evolução profissional em determinada área de atuação. Assim, essa ferramenta funciona como um guia, apresentando os degraus possíveis de ascensão em uma escala de atividades.

Esse instrumento é especialmente importante porque vem de encontro a necessidades humanas fundamentais. Afinal, um conceito definido de carreira abrange desde princípios básicos de segurança a aspirações de autorrealização.

Portanto, uma empresa que oferece sólidos planos de carreira aos seus funcionários garante uma série de vantagens competitivas no mercado. Isso porque direcionamentos claros e estimulantes tanto motivam profissionais quando intensificam sua força de trabalho. Confira essas 6 vantagens de ter um plano de carreira em sua empresa:

  1. Aumenta a produtividade dos funcionários;
  2. A equipe se torna mais leal à organização;
  3. Prepara sua empresa para desafios graças à capacitação;
  4. Pode diminuir índices de insatisfação, ansiedade e até depressão;
  5. Retém funcionários altamente qualificados;
  6. Estimula a determinação das equipes para o autodesenvolvimento

Essas vantagens são efeitos do sistema estruturado que um plano de carreira contempla. Os cursos de capacitação, as perspectivas futuras, a orientação clara, tudo isso funciona como estímulo e motivação. Por isso, planos de carreira são investimentos lucrativos!

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Quais modelos de plano de carreira existem?

Não existe um “modelo certo” de plano de carreira. Afinal, devido à complexidade das indústrias e carreiras que existem, cada empresa é única em seus próprios paradigmas. 

Por exemplo, um plano de carreira para um analista não pode ser igual ao de um operador logístico. São áreas diferentes e com objetivos totalmente distantes. Portanto, há uma série de detalhes que devem ser levados em conta, como setor, mercado, estrutura etc.

Mas existem, sim, modelos de planos de carreira identificados em empresas, especialmente em estruturas de organização tradicionais. Assim, é possível usar esses modelos como referência — e apenas como referência. Confira a seguir 3 modelos de plano de carreira!

Plano de carreira em Y

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O modelo de plano em Y reflete a forma dessa letra em uma evolução linear de competências. Nesse modelo, o profissional avança segundo critérios preestabelecidos até atingir uma bifurcação em sua carreira.

Nesse momento, ele deve decidir entre construir um novo paradigma profissional como especialista ou gerente. A razão dessa estrutura dissociativa está no fato de que, na maioria das empresas, as competências de um líder são muito diferentes das de um especialista.

Plano de carreira em W

Da mesma forma, o plano de carreira em W também retrata a figura da letra. A diferença está na alternativa de um terceiro caminho, um misto entre gerente e especialista. Contudo, essa estrutura de plano de carreira é mais apropriada para segmentos específicos.

Em uma empresa de tecnologia, por exemplo, um gerente especialista não seria necessariamente responsável pelo desenvolvimento profissional de um time. Sua atuação teria finalidade mais consultiva, para a implementação de projetos complexos.

Plano de carreira com base em Assessment

Em uma alternativa mais ousada, um plano de carreira baseado no assessment do funcionário é mais recomendado para empresas em crescimento. Isso porque ambos colaborador e empreendedor estão crescendo juntos.

Assim, esse modelo de carreira é voltado para profissionais altamente capacitados, cujas atividades determinarão os degraus de sua própria evolução. Desse modo, o gestor toma as características profissionais do colaborador e constrói sob medida seu plano de carreira.

Como construir um plano de carreira?

plano de carreira

Construa um Organograma

O primeiro passo para implementar um programa de carreira sólido na sua empresa é compreender a estrutura hierárquica da organização. Nesse caso, um dos melhores métodos para visualizar a organização dos cargos é ter um organograma da empresa.

Um organograma é uma representação visual da distribuição de cargos. Pode ser vertical, em que os cargos obedecem uma hierarquia, ou circular, com cargos divididos em núcleos mais interligados.

O objetivo de um organograma no plano de carreira é esclarecer tanto para você quanto para a equipe quais são as oportunidades de crescimento. Quais são os cargos na hierarquia da organização? E ainda, quais cargos podem futuramente ser preenchidos?

Lembre-se de que a construção de uma ordem de hierarquia está baseada nos objetivos da empresa. Portanto, não desconsidere os planos reais que a organização tem para seu crescimento. Não se trata de “imaginar” cargos, mas ter verdadeira noção de possibilidades.

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Defina as etapas de evolução

Com conhecimento da estrutura da empresa, é importante esclarecer qual é o caminho de ascensão da base ao topo. Assim, é fundamental que sejam nítidos e simples de entender os degraus do ponto A e o ponto B.

A partir daí, o profissional pode, sozinho, se dispor ao trabalho de galgar esses níveis, baseando-se em suas próprias expectativas. Para isso, considere destacar indicadores, para que os colaboradores saibam o que precisam fazer. Avalie os seguintes tópicos.

Tempo de empresa

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Diversas empresas determinam um prazo mínimo para que um funcionário esteja apto a receber benefícios ou promoções. O objetivo é exigir um grau de lealdade com a empresa, e o tempo é um dos maiores sinais de comprometimento.

O tempo médio considerado costuma ser de 1 ano. Mas para cargos estratégicos, o período pode ser superior. Já para cargos com alto índice de turnover, como vendedores, barmens ou atendentes, oferecer uma promoção num prazo curto pode assegurar a retenção do profissional.

Desempenho individual

Para que esse fator seja relevante, é necessário estabelecer metas claras para medir a performance dos funcionários. Métricas também servem ao mesmo propósito, desde que esteja claro ao colaborador como avaliar esses parâmetros.

Com critérios definidos, é possível avaliar com precisão os funcionários mais produtivos para sua empresa. São eles que devem ser priorizados quando a oportunidade de promoção surgir.

Incentive os colaboradores

Um empreendedor não deve se esquecer de seus próprios objetivos. Isso não significa, porém, que ele deva desconsiderar as ambições de seus colaboradores. Portanto, enquanto líder, é importante dar atenção à relação recíproca de sucesso que há em planos de carreira.

Estimule os funcionários a chegarem ao topo, especialmente porque isso vai significar uma organização mais produtiva. Funcionários motivados com seu próprio crescimento refletem o crescimento da própria empresa. Sendo assim, confira algumas alternativas de incentivo:

  • cursos de capacitação;
  • treinamentos corporativos;
  • reconhecimento público no quadro de funcionários;
  • premiações para o cumprimento de metas.

Algumas empresas deixam “lacunas” no organograma para cargos que podem ser preenchidos caso a empresa adquira novos clientes, forme parcerias ou receba investimentos. Isso permite aos funcionários enxergarem oportunidades futuras.

O que fazer quando não é possível oferecer um plano de carreira?

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Há casos, porém, em que não é possível oferecer perspectivas claras de evolução profissional aos funcionários. Empresas de alto crescimento, por exemplo, com objetivos ousados e possibilidades de grandes investimentos têm futuro muito incerto.

Nesse caso, é possível adotar o modelo de carreira baseado em assessment. Mas, para todos os efeitos, é fundamental manter a transparência sobre os rumos da organização. O melhor a ser feito, nesses casos, é deixar claro ao colaborador todas as circunstâncias.

Portanto, com a atitude correta e alguns passos essenciais, é possível reter os maiores talentos da empresa. Além de garantir força de trabalho qualificada, a empresa cresce ao passo que constrói um legado de experiências. Veja agora algumas atitudes para garantir o crescimento e a motivação de funcionários sem plano de carreira!

Compartilhe os objetivos da empresa

Mais uma vez, em casos de futuro incerto, transparência é tudo. Portanto, tenha disposição para esclarecer quais são os objetivos da empresa para os próximos anos. Assim, todos os colaboradores saberão com que estarão se comprometendo.

Embora isso possa aumentar um pouco o turnover, a atitude, além de ética, será um excelente filtro de lealdade. Afinal, quem permanecer na jornada, compartilhará os méritos da conquista, assim como antes compartilharam os objetivos da empresa.

Incentive o diálogo e a participação

Os objetivos de uma grande empresa não são apenas aumentar os lucros. Grandes empreendedores sabem que faturamento é consequência de um porquê fundamental. Portanto, fortaleça o potencial da organização incentivando o diálogo.

Muitas vezes, grandes insights surgem de situações inusitadas, e a rotina dos funcionários é verdadeira fonte de inspiração aos mais atentos. Nesse caso, permita que seus colaboradores participem da construção da empresa com suas ideias e propostas. Suas carreiras já estarão sendo construídas no processo, e os modelos ficarão de referência.

Neste artigo, você conferiu a importância de um plano de carreira para qualquer organização. Seguindo essas dicas, qualquer empresa pode alcançar grandes resultados com seus colaboradores.

Quer agora aprender como identificar as características de um grande profissional e como ele se adapta à cultura da empresa? Então baixe nosso Guia Completo: O que é assessment, seus benefícios e recursos e descubra como mapear talentos!


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