empresa de terceirização
Postado em 12 de dezembro por Focsi

Empresa de terceirização: tudo que você deve saber antes de contratar

Entenda aqui os prós e contras da contratação da empresa de terceirização para serviços. Essa modalidade foi criada com foco na redução de custos


A terceirização de serviços se trata de uma estratégia empresarial com a finalidade de liberar as organizações de tarefas acessórias. Com a Reforma trabalhista em 2017, tudo mudou. Por isso, diversas corporações ainda estão avaliando as vantagens dos serviços de uma empresa de terceirização.

A terceirização bem planejada objetiva a eficiência. O propósito é ter menos papelada e mais resultados ao delegar a especialistas tarefas que não são prioridade da organização. Assim, os administradores podem dedicar mais energia e recursos a processos imprescindíveis, garantindo competitividade e posicionamento no mercado.

Neste artigo, você vai aprender como funciona uma empresa de terceirização e quais são suas vantagens e desvantagens. Além disso, você ainda vai conhecer um pouco da história dessa estratégia operacional e o que mudou com a reforma trabalhista de 2017. Acompanhe e confira!

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O que é terceirização de serviços?

Em uma sociedade de mercado, podemos entender uma organização como um agente que atua em determinado setor vendendo soluções. Por meio dessa dinâmica, a economia ganha fluxo e a sociedade se torna mais complexa e tecnológica. 

No entanto, antes de oferecer soluções ao mercado, a organização precisa se estruturar de maneira a solucionar problemas de ordem operacional. Muitos desses problemas são facilmente resolvidos por meio da execução consistente de tarefas acessórias, porém necessárias.

Assim, a fim de manter um ambiente de trabalho adequado e estimulante aos colaboradores, a empresa precisa garantir, por exemplo, a ordem e a higiene. Diante dessa condição inevitável, uma empresa de terceirização se mostra uma excelente oportunidade estratégica.

Afinal, a limpeza geral, embora seja uma necessidade, não se trata de uma atividade fundamental ao propósito da empresa. Isso significa que, dependendo das condições, investir diretamente em colaboradores para suprir essa necessidade pode significar um gargalo administrativo.

Contratar os serviços de uma empresa terceirizada, então, é uma solução oportuna para essa limitação operacional. Assim, a tomadora de serviço se vale dessa solução como de qualquer outro recurso do mercado. Além de reduzir custos, isso libera os administradores para concentrarem esforços em funções de liderança e atividades imprescindíveis.

Portanto, podemos entender a terceirização de serviços como uma estratégia empresarial. Assim, a tomadora do serviço usufrui de uma mercadoria, reduzindo despesas e garantindo a qualidade dos seus processos.

História da terceirização

A terceirização surgiu nos Estados Unidos após a segunda guerra mundial, quando faltavam recursos financeiros e materiais para as organizações. Por isso, diversas empresas optaram por “enxugar processos” ao buscar prestadores para serviços de atendimento, segurança e limpeza.

Desde então, a terceirização tornou-se um fenômeno global e está presente na maioria das corporações de grande porte. Existe também o outsourcing para países estrangeiros, como é o caso de muitas empresas americanas. Estas contratam prestadores de serviço da Índia para telemarketing ou atendimento remoto, economizando recursos para outras atividades.

No Brasil a terceirização começou a ganhar força nos anos 90, quando foi estabelecida a moeda que usamos hoje, o Real, e a abertura do mercado para investimentos estrangeiros. Nesse período, já vigorava uma lei que regulamentava o trabalho temporário e a terceirização.

Reforma trabalhista de 2017

Contudo, em 13 de julho de 2017, a Reforma Trabalhista permitiu que as empresas no país terceirizassem todas suas atividades. Antes, uma empresa só poderia terceirizar “atividades-meio”, que significa uma função que não seja o objetivo final da empresa (atividade-fim).

Por exemplo, em uma escola, as atribuições de vigilância, limpeza geral e manutenção, embora necessárias, não são a atividade principal. Entendemos por atividade-fim aquela exercida pelos professores.

Com a reforma trabalhista, não apenas as funções acessórias puderam ser terceirizadas, como também aquelas que fundamentam a presença da empresa no mercado. Em outras palavras, com o decreto, uma escola pode terceirizar até mesmo os professores, o que oferece oportunidades sem precedentes.

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Como funciona uma empresa de terceirização?

Uma empresa de terceirização é especializada na prestação de determinado serviço. Isso significa que a sua missão é fornecer aos seus clientes os equipamentos e recursos humanos necessários para a realização de uma tarefa específica.

No mercado, existem diversas empresas de terceirização. Desde as empresas mais simples, que oferecem apenas um serviço (serviços de vigilância, limpeza geral etc.), até as mais complexas, que terceirizam diversas tarefas de uma organização (assessoria de imprensa, agência de marketing, tecnologia da informação etc.).

Assim, a empresa terceirizada realiza as tarefas para a empresa contratante como uma prestadora de serviço. No entanto, é importante lembrar que seus empregados não podem receber ordens da tomadora desses serviços. 

Isso significa que uma faxineira, por exemplo, não está sujeita às ordens de um diretor da empresa onde executa suas tarefas de limpeza. As ordens são dadas pela empresa terceirizada. Desse modo, qualquer necessidade eventual que a empresa contratante tenha deverá ser devidamente comunicada à prestadora de serviços.

Prós e Contras de contratar uma empresa de terceirização

Prós

#1 Foco na atividade-fim da sua empresa

Quando sua organização terceiriza serviços como limpeza, segurança, contabilidade e afins, ela pode focar todos seus esforços no que realmente importa. Desse modo, o administrador pode cuidar da qualidade de um serviço ou criar novas soluções para seus clientes.

Ainda que, a partir da reforma trabalhista, todas as atividades de uma empresa possam ser terceirizadas, a estratégia permite liberar o máximo de recursos possíveis para total concentração nos resultados.

#2 Serviços especializados

Embora não seja o caso de todas as empresas de terceirização, aquelas de maior renome do mercado são altamente especializadas nos serviços que oferecem. O alto nível de qualidade é muito comum, por exemplo, entre empresas de TI e agências de marketing digital.

A terceirização permite que sua empresa execute tarefas para as quais seja altamente capacitada. Isso evita desperdício de tempo e recursos financeiros com erros em atividades-meio na sua organização.

#3 Mais economia e menos burocracia

Contratar uma empresa para a terceirização de um serviço é mais barato do que contratar um funcionário próprio. A terceirização é feita sob contrato, nos moldes do usufruto de uma mercadoria. Assim, encargos trabalhistas como benefícios, décimo terceiro e férias são de responsabilidade da empresa terceirizada.

Além disso, na terceirização não há necessidade de contratar um funcionário, realizar onboarding, estruturar plano de carreira, armazenar seus documentos e assinar carteira. Tudo isso é responsabilidade de empresa terceirizada, o que economiza tempo no RH da sua organização.

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Contras

#1 Falta de controle

Quem realiza o serviço terceirizado não pode receber ordem de nenhum funcionário da sua organização. Desse modo, ele ou ela responde somente ao seu empregador (a empresa terceirizada), e segue as ordens estabelecidas anteriormente sob contrato.

Isso significa que perde-se o controle sobre o serviço prestado. No caso de um jardineiro, ele irá realizar as atividades que forem estabelecidos pela prestadora de serviço, e não pela tomadora. Contudo, é possível regular a atividade comunicando a prestadora sobre eventuais necessidades. Isso, no entanto, pode gerar atrasos e dificuldades operacionais.

#2 Diminuição do clima organizacional da empresa

Organizações que terceirizam muitos funcionários tendem a perder o clima organizacional, uma vez que os empregados terceirizados não são efetivamente funcionários da sua organização. Assim, corre-se o risco de criar um ambiente em que ninguém enxerga a missão e os valores da empresa, estando presentes apenas para cumprir ordens.

Isso pode ser evitado ao terceirizar com moderação: atividades essenciais devem ficar com seus colaboradores. Demais atividades, as quais forem acessórias e puderem ser realizadas com maior qualidade e eficiência por uma prestadora de serviços, devem ser terceirizadas.

#3 Alto índice de turnover

Nas empresas de terceirização, o turnover (permuta de funcionário) geralmente é alto. Assim, corre-se o risco de o prestador do serviço em questão trocar funcionários com mais frequência que o esperado. Assim, toda vez que um funcionário novo entra, ele terá que ser treinado, o que consome tempo e dificulda processos com a ambientação na sua empresa.

Como escolher a empresa de terceirização ideal?

Além de considerar pontos fundamentais para a melhor qualidade do serviço que será prestado em sua empresa, é importante levar em conta condições éticas. Assim, além de estimular a economia, você, enquanto administrador, garante o respeito e as boas práticas do mercado.

Na hora de escolher uma prestadora de serviços, preste atenção aos seguintes detalhes:

  • Há quantos anos essa empresa de terceirização atua no setor?
  • Como são selecionados seus colaboradores?
  • De que forma essa empresa mede a qualidade de seus serviços?
  • Ela é leal aos direitos de seus funcionários?

Com esses quatro fatores em mente, você já elimina muita dor de cabeça. A terceirização mal feita pode inclusive piorar o desempenho da sua organização em vez de trazer benefícios!

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Qual a diferença entre a terceirização e o trabalho temporário?

A terceirização significa delegar uma tarefa para uma empresa. Nessa relação, a prestação de serviço é feita por um colaborador que não faz parte da sua equipe, mas sim é membro da empresa terceirizada.

Já no trabalho temporário, é firmado um vínculo empregatício na qual o colaborador faz parte do quadro de funcionários da empresa como qualquer outro. Ao contrário do terceirizado, ele responde, sim, a gerentes, supervisores e demais autoridades na sua organização.

A principal diferença é que o contrato de trabalho temporário tem duração máxima de 6 meses, podendo ser estendido para até 9 meses caso haja necessidade. Além disso, é preciso comprovar a necessidade transitória da mão de obra temporária.

Qual opção escolher?

  • Terceirização: quando você precisa de uma empresa para prestar um serviço especializado por período indeterminado.
  • Trabalho temporário: quando surge uma demanda extraordinária na organização, como no varejo perto do Natal. Também é utilizado para substituir empregados que precisam se afastar devido à licença maternidade, acidente no trabalho ou férias.

Você conferiu neste artigo as vantagens e desvantagens de optar pelos serviços de uma empresa de terceirização. A depender das condições de necessidade de sua organização, a terceirização pode ser uma grande oportunidade para se destacar da concorrência.

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