Confira nosso guia atualizado de recursos humanos com conceitos do básico ao avançado e técnicas para aplicar agora mesmo e otimizar seu dia a dia no RH.
O setor de Recursos Humanos atravessou diversas mudanças ao longo dos anos. Hoje, visto como peça fundamental dentro das empresas, é responsável por estratégias que geram impactos diretos nos resultados dos mais variados tipos de negócios.
Encontrar o perfil ideal de profissionais e lidar com questões diárias que envolvem o relacionamento entre a companhia e os colaboradores são apenas alguns dos desafios de quem trabalha com Recursos Humanos.
Neste artigo você vai encontrar um guia atualizado com dicas para facilitar essa rotina.
#1 O que é RH
#2 Diferenças entre RH operacional e RH estratégico
#3 Atribuições do RH
#4 O perfil do profissional de Recursos Humanos
#5 Desafios atuais do RH
#6 Por dentro das métricas de RH
#7 Estratégias de RH
#8 Lidando com a terceirização de RH
#9 3 tendências de RH
Em uma empresa, entendemos Recursos Humanos (RH) como todas as pessoas que fazem parte da organização.
O setor de RH cuida exatamente de assuntos que envolvam os colaboradores, desde o momento da contratação até as práticas de desenvolvimento e acompanhamento ao longo da carreira dentro da companhia.
Apesar do objetivo maior ser o mesmo, o setor foi ganhando responsabilidades e acabou dividido entre RH operacional e RH estratégico, como vamos ver a seguir.
Com as mudanças ao longo dos anos, esse trabalho se dividiu. Hoje, quando falamos em Recursos Humanos, podemos nos referir a atividades do RH estratégico e do RH Operacional. Vejas as principais diferenças entre esses conceitos.
O RH operacional está relacionado a questões burocráticas como pagamentos, contratação, encaminhamento de benefícios e cuidados com documentos.
Ele é o que há algum tempo era conhecido como Departamento Pessoal.
O RH estratégico está mais ligado a questões de gestão de pessoas. Em suas atividades estão incluídas ações com base em conceitos de liderança e gestão administrativa.
Vale ressaltar no entanto, que embora seja feita essa divisão, RH estratégico e operacional se complementam dentro de uma estratégia.
O RH é responsável pelo relacionamento entre empresa e colaborador. Assim, o setor de Recursos Humanos como conhecemos atualmente é organizado de forma a unir práticas de RH operacional e de RH estratégico.
Com isso, entre outras coisas é possível:
Portanto, conheça as principais atividades atribuídas a estes profissionais dentro de uma organização.
O setor de recursos humanos fica responsável por definir e organizar a mudança e adaptação de cargos entre funcionários que já estão na empresa.
É o caso de seleções internas ou do manejo de cargos e salários devido a promoções previstas no plano de carreira.
Em muitas empresas, o RH também é responsável por selecionar novos profissionais. Esta é uma das funções mais estratégicas da empresa, afinal, é importante que sejam selecionados colaboradores que estejam alinhados ao perfil e à cultura organizacional.
Diante dessa relevância, uma das tendências é a contratação de empresas especializadas em Recrutamento e Seleção por razões que vamos ver mais adiante.
Outra função do setor de recursos humanos é promover a integração dos profissionais que passam a fazer parte do quadro da empresa.
É feito um processo para explicar a cultura organizacional e esclarecer processos e condutas adotadas na companhia.
Garantir a capacitação dos profissionais que fazem parte da empresa é uma das estratégias para garantir a excelência da equipe. Essa parte também é planejada e desenvolvida pelo RH.
Como parte das atividades do RH operacional, entram responsabilidades com a folha de pagamento e especificidades de cargos e salários.
Além disso, ações burocráticas que envolvem processos demissionais — como exame do trabalho, também estão entre as atribuições.
Pela necessidade de conhecimentos profundos em psicologia organizacional, este é um dos principais ramos de atuação de psicólogos. Contudo, eles dividem espaço trabalhando de forma colaborativa e interdisciplinar com outros profissionais de áreas como administração e direito.
Quem trabalha no setor de RH precisa ter disposição para lidar com público, uma vez que este profissional é uma das principais pontes entre empresa e funcionário.
Atualmente, entre as competências comportamentais mais exigidas para trabalhar com Recursos Humanos podemos destacar:
A tecnologia e a visão estratégica do setor de recursos humanos dentro de uma empresa geram impactos e novos desafios. Se antes bastava cumprir tarefas operacionais, agora, é preciso pensar em formas de mensurar as estratégias adotadas.
As formas de buscar e selecionar os profissionais certos para as vagas mudaram. Aliás, o mesmo aconteceu com as exigências das empresas que buscam profissionais não apenas com habilidades técnicas, mas também comportamentais.
Diante deste cenário, os profissionais de RH precisam encontrar estratégias de atrair e manter talentos. O processo passa por um constante equilíbrio capaz de alinhar os interesses da empresa com o dos colaboradores.
É exigido que o profissional de recursos humanos consiga lidar com as diferenças entre gerações. Isso significa um constante aprendizado sobre tendências comportamentais no mercado de trabalho.
Afinal, o que os Millennials consideram como importante em uma empresa? Perguntas como essa devem ser consideradas nas dinâmicas de recrutamento e de desenvolvimento profissional dentro da companhia.
As novas gerações que chegam ao mercado de trabalho buscam transparência desde o processo seletivo até a rotina de processos da empresa.
Estabelecer métodos claros de comunicação em todos esses cenários faz parte dos desafios do RH, uma vez que também é um trabalho a ser alinhado com lideranças da empresa.
Estabelecer as métricas corretas para avaliar o trabalho desenvolvido é imprescindível no modelo atual de trabalho no setor de Recursos Humanos. Além disso, elas são fontes de insights para aplicação de novas estratégias que garantam ainda mais eficiência para a equipe.
A seguir, você pode conferir algumas das mais utilizadas.
Para utilizar a métrica de produtividade e desempenho é preciso ter um parâmetro ou conceito definido sobre o que é considerado satisfatório ou não. Isso pode ser feito a partir de um mapeamento da operação que será analisada.
É fundamental conhecer os recursos disponíveis para a atividade a ser analisada. Assim é possível avaliar o seu uso em relação ao tempo gasto para realizar cada ação.
A partir dessas métricas você estabelece parâmetros para recrutamento e seleção que servem como filtro para garantir um processo de contratação bem direcionado e eficiente. Para isso, é preciso alinhar o planejamento de RH com a missão e os valores da empresa. Assim, é possível traçar um perfil ideal de colaborador para cada vaga aberta.
Além disso, as métricas envolvidas no recrutamento e seleção também devem medir:
O índice de turnover é uma métrica amplamente utilizada e relacionada ao sucesso pelo RH estratégico.
Para que o resultado seja satisfatório, é preciso que o índice de turnover de funcionários seja o menor possível. Dessa forma, é possível verificar que a satisfação dos colaboradores está equilibrada dentro da organização.
O índice de satisfação dos funcionários também é uma métrica necessária, principalmente quando a ideia é avaliar, identificar e compreender problemas dentro da organização.
É um passo fundamental para então trabalhar na resolução dessas questões. Dessa forma, também é possível diminuir o turnover.
Uma das formas de aplicar essa métrica é por meio de pesquisas de clima organizacional.
O índice de absenteísmo é a métrica que serve de observação em relação às ausências e faltas de colaboradores. Esta métrica é de extremo interesse de um RH estratégico.
O setor deve deve investigar respostas para altos índices ou, ainda, a identificação da estratégia bem sucedida que resultou no baixo índice.
Um dos exemplos a serem observados é o número crescente de licenças por stress em um mesmo setor. Este pode ser um indicativo de que algo não está bem no ambiente de trabalho. Assim, o intuito é identificar o problema e buscar soluções que diminuam esse índice.
Um bom planejamento de recursos humanos garante um trabalho alinhado às expectativas da empresa e de seus colaboradores. Por isso, é preciso contar com estratégias que otimizem esses resultados.
Veja algumas estratégias de RH que caminham neste sentido.
Uma comunicação assertiva evita diversos problemas e desentendimentos dentro de uma equipe. Uma das estratégias de RH é fortalecer a cultura de feedback dos líderes em com seus times.
Para que seja efetiva, no entanto, essa prática precisa ser orientada de modo que se trabalhe para atingir o resultado esperado e não o efeito contrário.
Além do feedback, também possível criar formas de avaliar o trabalho desenvolvido e incentivar sugestões dentro do ambiente de trabalho.
É importante, por exemplo, entender a perspectiva de quem trabalha diretamente com o atendimento ao público de uma empresa para identificar etapas de prejudicam o processos e geram reclamações.
Empresas que possuem um plano de carreira por cargos estimula o colaborador a vislumbrar um futuro dentro da organização.
Assim, o cumprimento de metas e a produtividade os profissionais são incentivados e orientados para seguirem os passos necessários para cada meta de carreira.
São raras as funções que não exigem do colaborador um aprendizado constante. Uma das estratégias de Recursos Humanos é proporcionar espaços e fontes de qualificação para o quadro de funcionários, inclusive do próprio setor.
Existem diversas formas de fazer isso:
Cabe ao RH traçar a melhor estratégia que deve considerar a disponibilidade de tempo para que as capacitações sejam realizadas, sempre que possível, durante o expediente.
Conforme observamos até agora, são inúmeras as atribuições das equipes de Recursos Humanos. Uma saída para a otimização do trabalho está na contratação de empresas especializadas em RH.
Dessa forma, é possível que a equipe de RH possa focar nos projetos prioritários enquanto conta com o apoio de uma equipe especializada para o que for necessário.
O importante nesta decisão é procurar boas referências da empresa a ser contratada e alinhar objetivos antes de fechar contratos. O trabalho terceirizado não despreza o trabalho da equipe de RH contratante, pois o objetivo é agregar positivamente.
A Focsi, por exemplo, fecha diversas parcerias para trabalhar dessa forma. Logo abaixo você pode conferir alguns desses serviços e ferramentas que podem ser aproveitados.
Essa ferramenta consegue mapear, avaliar e identificar perfis profissionais. Por meio dela, é possível levar uma visão bastante ampla para o processo de seleção.
Um dos momentos mais complicados dentro de uma empresa é o processo de demissão. Com esta ferramenta, a empresa especializada contratada oferece ao ex-colaborador uma orientação personalizada para a transição de carreira.
É uma forma de humanizar o processo demissional ao mesmo passo em que a empresa cumpre um papel social reforçando seus valores.
Os headhunters são profissionais especializados em recrutar outros profissionais para posições de gerência e cargos de alta liderança. Eles trabalham para encontrar o perfil traçado pelo RH como ideal para a vaga.
É comum que empresas precisem de trabalho temporário para operações específicas. Isso pode acontecer por demandas extraordinárias, por exemplo.
Empresas especializadas em recrutamento são uma alternativa viável para encontrar perfis específicos para essas situações.
Assim como nos casos de contratação temporária, a terceirização também exige processos específicos de contratação. Logo, esta pode ser uma demanda resolvida de forma ágil pelas empresas de recrutamento.
Quando o RH estratégico precisa de mais tempo para se dedicar a processos internos, a contratação de uma empresa para recrutamento e seleção pode ser uma boa saída.
Uma equipe de Recursos Humanos precisa acompanhar de perto as principais mudanças do mercado de trabalho. Pensando nisso, sugerimos três tendências para ficar de olho.
A experiência dos colaboradores é um ponto que vem ganhando atenção. Não basta apenas trabalhar para atrair os melhores perfis, mas oferecer oportunidades que os façam querer ficar.
A ideia incentivada por startups de proporcionar um ambiente acolhedor e flexível é um exemplo dessa tendência sendo aplicada. E isso vale até mesmo para companhias mais tradicionais que precisam se adaptar às novas gerações.
O trabalho remoto já é uma realidade, além de ser uma das principais tendências para os próximo anos.
É preciso adaptar processos e criar novos mecanismos de adequação para gerenciar equipes e profissionais que trabalham remotamente e com flexibilidade de horários.
A gamificaçao se tornou uma grande aliada para treinamentos em empresas. Por incentivar a criatividade e facilitar uma visão realística, ela é uma excelente alternativa para capacitações diferenciadas.
As novidades não param de surgir e é preciso estar aberto a novas formas de trabalho que podem otimizar resultados. E isso não é diferente para quem trabalha no setor de Recursos Humanos.
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