Liderar equipes é um processo de constante aprendizadem. Confira nossas 5 dicas de liderança para qualificar a gestão dos times!
Pensando no papel dos líderes durante seu comando à frente do time ,separamos 5 dicas de liderança. Específicas para motivar a equipe e conseguir resultados acima da média durante o expediente.
A liderança dentro de uma empresa vai muito além de saber quais são os cargos dentro do ambiente de trabalho e as funções de cada colaborador…
No entanto, fazer a gestão de equipe pode ser uma tarefa simples se você tiver as ferramentas e recursos certos para sua equipe.
A grande diferença entre um bom líder e um simples chefe é que o chefe simplesmente delega uma função e quer o resultado em sua mesa a qualquer custo. Enquanto o líder orienta, motiva e aponta a melhor direção. Assim, consegue extrair do colaborador todo o seu potencial.
Confira nossas dicas para desenvolver sua capacidade de boa liderança!
De que adianta ter muitos planos, um grande potencial de crescimento da empresa ou do seu setor nas mãos e tudo isso viver apenas em sua cabeça? É preciso dividir com os colaboradores e explicar para todos qual a sua visão e o porquê a tarefa precisa ser executada de tal forma.
Fazer com que eles enxerguem o seu ponto de vista é a melhor forma de fazer com que entendam seu lado. Isso faz com que todos pensem em formas de chegar ao objetivo final – que importa a todo um grupo.
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Não tenha medo de passar a responsabilidade de uma tarefa para um funcionário pelo simples medo de achar que o serviço não será tão bem executado quanto em suas mãos. O papel do líder é saber gerenciar pessoas e extrair o melhor delas, e não escondê-las.
Por isso, divida as tarefas entre as pessoas mais aptas para tais funções e acompanhe seu desenvolvimento de perto para a retirada de dúvidas e acompanhamento de resultado. Essa é a melhor forma de fazer com que o colaborador sinta que seu papel ali dentro é de importância e se motive a trazer melhores resultados.
Essa é uma das dicas de liderança que também exige disciplina para que você tenha rigor no planejamento e cumprimento das metas…
De acordo com o seu planejamento e o plano de treinamento passado para a equipe durante a apresentação da visão, tenha metas estabelecidas para você como líder e também para o time como um todo (metas individuais e coletivas).
É nesta fase que você poderá efetivamente avaliar o potencial de cada pessoa e observar quem são os mais próximos da sua visão, objetivo e desempenho em determinada tarefa visando o bem da empresa e do grupo inteiro coletivamente.
Uma das tarefas mais difíceis de um bom líder é saber valorizar e incentivar os funcionários de maneira correta sem parecer bajulação ou preferência por alguém.
Faça com que cada um deles se sinta especial e ressalte a melhor característica deles, fazendo assim que entendam que todo indivíduo é importante e sabem que são notados. Agradeça, ofereça palavras de apoio e elogio quando necessário, oriente a equipe e principalmente, desenvolva dinâmicas onde essa valorização seja demonstrada e assídua.
Essa é uma das dicas de liderança que você deve colocar em primeiro lugar, mesmo que esteja por último na nossa lista! A liderança é uma habilidade, uma soft skill e uma capacidade extremamente valiosa no mercado atualmente.
Além de proporcionar uma experiência de trabalho muito mais enriquecedora para todos. Sendo assim, inspirar a liderança em outras pessoas é elementar!
Se você pensa em alçar novos horizontes e fazer com que sua empresa cresça, tenha em mente que você precisa de pessoas com as mesmas visões e valores que você. Por isso, é fundamental que um bom líder identifique talentos e invista neles.
Afinal, formando novos líderes, você conseguirá focar energia para outras áreas do seu negócio e saberá que poderá contanto amplamente com um time harmonioso e motivado ao seu redor.
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