liderança
Postado em 12 de setembro por Focsi

Liderança: o que você realmente precisa levar em conta sobre esse assunto…

Confira nosso guia completo para qualificação de liderança em empresas. O papel do líder é elementar em qualquer processo grupal. Entenda


A liderança no contexto empresarial vai muito além de distribuir tarefas e garantir que elas sejam executadas conforme o previsto. Também vai muito além de buscar bons resultados para uma organização.

A liderança é o que diferencia um modelo de negócio voltado ao incentivo à inovação. Quando há chefia e não liderança, a tendência é manter a estabilidade de processos engessados. 

A ausência de liderança pode fazer da resolução de problemas (desde financeiros até de recursos humanos) uma verdadeira bola de neve. 

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Neste artigo completo, você encontrará tópicos específicos sobre:

#1 O que realmente significa liderança no contexto empresarial
#2 Tipos de liderança: 5 modelos mais comuns
#3 Por que gostamos tanto da liderança transformacional
#4 8 Dicas gerais sobre liderança

Continue lendo para conferir!

O que realmente significa liderança no contexto empresarial

Temos o conceito de liderança como um dos pilares que estruturam a gestão de pessoas. 

Pessoas nesta posição são responsáveis pela motivação da equipe. E também pelo condicionamento de todos em direção ao mesmo resultado.

E isso requer diversas ações específicas que vão desde fatores internos de influência no desempenho das equipes, até fatores externos da vida particular de cada pessoa.

Buscar entender e alinhar esses fatores com foco no equilíbrio é a chave para garantir resultados esperados em qualquer empresa.

Ou seja, a liderança é quase que um mecanismo de otimização, manutenção e acompanhamento do capital humano da empresa. 

Percebe o enorme papel de responsabilidade dos líderes?!

Bom, já que estamos falando de variáveis humanas, é válido expor alguns modelos de tipos de liderança. Porque é fundamental que o líder esteja alinhado com um modelo que seja não apenas adequado à empresa, mas ao seu perfil como profissional/gestor. Veja:

Tipos de liderança: 5 modelos mais comuns

#1 Laissez-faire

Esse termo em francês significa “deixe acontecer”. Essa expressão dá conta do que significa o modelo em questão: o líder exerce papel “simbólico”. Os colaboradores têm autonomia para se desenvolverem e o líder presta suporte para isso. 

É um ótimo modelo para empresas em que os profissionais já são treinados e capacitados, tanto para processos internos quanto pra técnicas da área em que atuam.

#2 Autocrática

Neste modelo, o “líder” é mais chefe do que líder, isto é, exerce papel de chefia apontando o que e como fazer, em modelo mais fechado de produção. 

Por isso, os processos são mais delineados e tem detalhes para sua execução, cabendo ao líder autocrático garantir a execução dessas minúcias. O sistema desse modelo leva em conta ideias de punição e recompensa, devido ao engessamento do processo como um todo. 

Apesar de ser um modelo que cai cada vez mais em desuso, ainda é usado em grandes indústrias. Vale a pena flexibilizar esse tipo de liderança para garantir inovação e acompanhar o mercado.

#3 Transacional

Esse tipo de liderança consiste em sistema de recompensa, “faça isso e você recebe aquilo”. Isto é, programas de bonificação, foco total em metas x recompensas. Adequados para setores muito comerciais, porque estimula o trabalho de forma mais prática. 

É preciso ter cautela com esse modelo, para não tornar ele mais desestimulante do que motivador. 

#4 Transformacional

Aqui, o objetivo é sempre instigar e motivar a equipe a imaginar, através de um senso de coletividade, como a empresa pode ser/melhorar. Dessa forma, a liderança transformacional é um modelo de estímulo direto à inovação, porque propõe a participação direta dos colaboradores, sendo mediada pelo líder que deve estimular esse senso de “todo”.

É uma liderança que estimula a equipe a imaginar outras possibilidades e foca mais em “novas realidades” do que meramente em resultados e métricas.

Esse tipo de liderança é altamente recomendada para startups e empresas de tecnologia. 

Para garantir que o foco seja mantido, os líderes podem utilizar ferramentas para reuniões que garantam a interação efetiva de todos. 

#5 Situacional

Talvez esse seja o modelo mais flexível dentre os citados aqui. A liderança situacional consiste na capacidade de adequação de todos ao momento em questão. Ou seja, não há uma diretriz do “todo” a ser seguida à risca.

Existem noções claras para todas no que diz respeito à propósitos de missão e valores organizacionais e isso deve nortear todos.

No entanto, a liderança aqui se molda conforme a situação encontrada, o estilo do líder e a maturidade do grupo liderado.

A grande vantagem dessa forma de liderança é que, como o líder não tem um perfil único. Pelo contrário, ele é capaz de mudar o seu estilo de liderar e agir de acordo com o nível de desenvolvimento da sua equipe.

É um modelo ótimo também para que os líderes possam mensurar o que funciona melhor na empresa e em cada situação, especialmente nas conflituosas.

Por que gostamos tanto da liderança transformacional

Como falamos antes, o modelo transformacional é um enorme estímulo à inovação, autonomia e motivação de equipes. A ideia é tornar a experiência profissional algo além do que o que estamos acostumados… Um simples dever a ser cumprido. 

No modelo transformacional, o desenvolvimento de cada um é a prioridade e isso se expande para além do âmbito das habilidades técnicas.

É o modelo preferido de qualquer startup, empresa de tecnologia ou negócios que envolvem muitos processos criativos.

8 Dicas gerais sobre liderança

Agora que falamos sobre os modelos, veja algumas dicas de liderança que valem para qualquer um dos modelos, sendo quase que ferramentas para líderes. 

#1 Comunicação estratégica: seja acessível e compartilhe sua visão

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A comunicação estratégica é também uma ferramenta elementar de qualquer líder. Consiste em tornar as práticas comunicativas em processos estratégicos. E isso vai desde reuniões bem pautadas, até formas de conversar para resolver conflitos e impasses de forma estratégica. Isto é, seguindo um modelo claro para que não se perca o foco e vire um debate livre. 

Compartilhar a visão também é muito importante, o líder precisa expressar ideias para motivar os outros a fazerem o mesmo. Assim todos colaboram para o mesmo objetivo.

#2 Delegue funções para estimular atribuições de responsabilidades

Não tenha medo de passar a responsabilidade de uma tarefa para um funcionário pelo simples medo de achar que o serviço não será tão bem executado quanto em suas mãos. 

O papel do líder é saber gerenciar pessoas e extrair o melhor delas, e não escondê-las. E delegar funções é dar um voto de confiança que estimule os colaboradores. Ou seja, é distribuir responsabilidades que dão oportunidades de mostrar habilidades.

#3 Feedback como ferramenta elementar de trabalho

É preciso saber dar feedback. Esse é um dos erros mais comuns nas empresas. Seja o feedback positivo ou negativo, os colaboradores precisam saber por terceiros formas de melhorar ou garantir a qualidade do que fazem. É para isso que serve o feedback.

#4 Ser líder também é formar novos líderes!

Uma outra coisa super importante de mencionar é que ser líder também consiste em formar novos líderes. Considerando que a liderança pretende estimular o melhor potencial de todos, certamente muitas pessoas demonstrarão potencial para liderança.

E quanto mais liderança houver em equipes, mais fácil se torna a comunicação, o desempenho, a motivação e a produtividade. 

Formar novos líderes é alçar novos horizontes para o crescimento de qualquer empresa. Por isso, é fundamental que um bom líder identifique talentos e invista neles.

#5 Entendendo as necessidades da equipe

Em nosso artigo sobre a pirâmide de Maslow, exploramos com detalhes a identificação de necessidades de equipes. A pirâmide contempla os fatores internos e externos de que falamos antes e auxilia os gestores e líderes a traçarem rotas corretivas efetivas. 

Por isso, a dica número 5 consiste na preocupação que se deve ter em identificar necessidades, a causa delas e como resolver isso. Desde os fatores internos (uso de programas, problemas em fluxos de trabalho, atrasos recorrentes etc.) até externos e afins.

[LEIA TAMBÉM] Descubra as necessidades da sua equipe com a Pirâmide de Maslow

#6 Trabalhe com metas para motivação de todos

As metas, sob aspecto da liderança e gestão de pessoas, deve ser o estímulo para as equipes trabalharem com afinco em torno de um objetivo da empresa. Para que todos se sintam engajados em alcançar esse objetivo, devem ter metas individuais e coletivas que incentivem inovação, recompensas e bonificações. 

Tenha um plano de treinamento passado para a equipe durante a apresentação da visão, tenha metas estabelecidas para você como líder e também para o time como um todo (metas individuais e coletivas). Monitore os avanços e impeditivos e note como o ritmo de crescimento aumentará. 

Essa também é uma ótima forma de avaliar o potencial de cada pessoa, os perfis mais alinhados com a visão da empresa etc.

#7 Tenha processos definidos para tomada de decisões

Considerando que a tomada de decisões é um processo cognitivo que associa razão e emoção, é preciso garantir que, nas empresas, esse processo seja estratégico. Até porque, neste contexto, as decisões englobam oportunidades e riscos futuros. 

No artigo abaixo falamos sobre 5 tipos de tomada de decisão que vale a pena avaliar:

[BLOG] Tomada de decisões: como garantir efetividade no processo 

Veja um trecho sobre cada tipo:

  1. Racional: usa a lógica para determinar qual opção é a melhor, geralmente envolve muitos dados.
  2. Intuitiva: esse tipo se baseia muito mais no instinto e experiência de quem está tomando a decisão.
  3. Baseada em valores: baseado no que a pessoa acredita ser o certo e nos preceitos que guiam sua vida pessoal e profissional.
  4. Colaborativa: normalmente feita através de reuniões, é uma decisão tomada por uma equipe, que pode ser escolhida por unanimidade ou não.
  5. Baseada em especialistas: algumas vezes, é preciso buscar a ajuda de especialistas que entendem bem sobre determinado problema ou estratégia.

#8 Lembre-se de motivar

Por fim, talvez a tarefa mais desafiadora em alguns contextos… Motivar os funcionários acima de tudo. Garantir o bem estar no ambiente de trabalho é fundamental para ter bons resultados. 

O estado emocional e psicológico das pessoas interferem diretamente nas capacidades cognitivas e intelectuais de qualquer pessoa! E se o ambiente de trabalho intensifica aspectos negativos, a tendência é que cada vez mais problemas surjam. 

[BLOG] Tenha Motivação no trabalho com esses métodos simples

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