Postado em 5 de setembro por Focsi

Gestão de pessoas: o guia completo para otimização de ações e resultados

Livre-se de processos mecânicos obsoletos e demorados (de baixo resultado) no seu RH. Descubra aqui como estruturar a gestão de pessoas pode ajudar.


Muitas empresas adotam processos mecânicos em seu setor de RH e gestão de pessoas, deixando a desejar nos resultados. 

E para o sucesso e crescimento de uma empresa, a gestão de pessoas é um ponto essencial. A colaboração dos setores da organização é também fundamental, sobretudo do RH.

O trabalho deve ser feito buscando o alto comprometimento da equipe de trabalho. Afinal, contando com colaboradores mais engajados é que a empresa poderá alcançar suas metas.

Veja abaixo nosso guia sobre gestão de pessoas para o crescimento de uma empresa. 

Sumário

#1 Gestão de pessoas versus Gestão de Recursos Humanos
#2 As 4 principais frentes da gestão de pessoas
#3 Métricas e indicadores importantes
#4 4 Impactos da qualidade do processo de recrutamento e seleção na gestão de pessoas
#5 4 Dicas para otimizar a gestão de pessoas
#6 6 Ferramentas para otimizar o tempo e a qualidade da gestão de pessoas!

Gestão de pessoas versus Gestão de Recursos Humanos

É importante partirmos de um ponto que tende a confundir: a gestão de pessoas e a gestão de recursos humanos são conceitos diferentes que se associam na prática dentro das empresas.

Isto é, a gestão de Recursos Humanos com foco estratégico toma conta de fatores mais operacionais em torno do recurso mais valioso de toda organização: as pessoas. 

Enquanto a gestão de pessoas é o acompanhamento de perto e cotidiano das equipes, setores e colaboradores. Tendo maior foco não nas operações e processos, mas nas pessoas e seus desempenhos em cada ocasião. Isto é, o desenvolvimento de pessoas como um todo. 

É claro que essa é uma explicação resumida. Mas falamos sobre esse tópico de maneira expandida no nosso eBook Gratuito:

As 4 principais frentes da gestão de pessoas

Já que nosso foco aqui é falar sobre a gestão de pessoas, vamos explorar 4 pilares estruturantes da gestão desse segmento tão fundamental. 

Se você quiser, pode ler nosso material específico sobre gestão de recursos humanos:

[BLOG] Gestão de RH estratégico → Veja como pode te ajudar

#1 Capacitação

Essa dica pode parecer óbvia, mas é comum vermos organizações que são desatentas para ela. Investir na capacitação dos colaboradores é uma estratégia indispensável. É preciso dar espaço para crescimento das pessoas para que seja possível obter os melhores resultados de seus trabalhos. 

Seja organizando treinamentos internos, manuais gerais ou vídeo aulas, existem diversos caminhos práticos e de baixo ou nenhum custo para capacitar seus times. 

[LEIA TAMBÉM] Plano de treinamento: passo a passo para desenvolvimento

#2 Desenvolvimento de pessoas

gestão de pessoas

Garantir o desenvolvimento profissional e pessoal de colaboradores é papel fundamental da gestão de pessoas. E isso se dá através de todos os itens aqui citados. Desde a liderança ativa, até as capacitações. 

O desenvolvimento proporciona maior interação entre todos e isso tem como consequência as melhorias na comunicação. Comunicação estratégica é ferramenta chave para o funcionamento de qualquer organização.

É também uma ótima forma de garantir:

  • Capacitações técnicas dos colaboradores
  • Capacitações com soft skills
  • Motivação via incentivo da gestão
  • Foco em aprimorar habilidades
  • Foco em identificar dificuldades e capacitar pessoas para superá-las

[BLOG] Desenvolvimento de pessoas: 4 motivos para sua empresa investir

#3 Liderança de equipes

Existem diversos tipos de liderança. Dependendo do nicho e da cultura organizacional da sua empresa, pode ser que certos modelos de liderança funcionem melhor do que outros. 

O importante é garantir que um modelo estratégico de liderança seja exercido pelos gestores que tem esse papel na gestão de pessoas. 

Há décadas que sabemos, por experiência própria ou por linhas de estudo até na psicologia, que os processos grupais só funcionam quando há um papel de liderança explícito para direcionar ações. 

E isso não quer dizer ser chefe. Mas sim, líder. Aquele que presta suporte e orienta, ajuda a identificar o que e como melhorar, inspira e motiva a equipe e por aí vai…

Se sua empresa sofre com modelos fragmentados e ineficientes de liderança, vale a pena reunir pessoas que cumprem esse papel na empresa para debater melhorias. Tendo ao lado sempre a visão, missão e valores da empresa e sua cultura organizacional.

[BLOG] Liderança transformacional – um modelo de estímulo à inovação

#4 Monitoramento

Existem várias ferramentas que podem te auxiliar no monitoramento dos indicadores de desempenho. Isto é, os indicadores que mostrarão com dados concretos os resultados das equipes e das práticas da gestão de pessoas. 

Mesmo que essa pareça uma tarefa mais operacional, também é relevante para a gestão de pessoas. É o ponto de encontro entre as frentes de que falamos no começo. 

O líder precisa conhecer os pontos altos e a melhorar para poder focar em como efetivamente fazer isso.

Métricas e indicadores importantes

E por falar em monitoramento, confira algumas métricas importantes para a gestão de pessoas. Este também é um assunto super amplo no nosso eBook Gratuito sobre gestão de pessoas e RH estratégico

gestão de pessoas

Como falamos, as métricas em si são de maior relevância no RH do que na gestão de pessoas. No entanto, selecionamos algumas formas de acompanhar indicadores de desempenho e produtividade que podem ajudar na identificação de gargalos, melhorias, pontos altos e afins. Veja:

  • Cálculo de produtividade
  • Calendário de acompanhamento individual e por equipe – semestral/trimestral/mensal (conforme tamanho de equipe)
  • Coleta de feedback através de formulário anônimo
  • Confronte 3 métodos de avaliação de desempenho: autoavaliação, avaliação por desempenho e avaliação comportamental. 
  • Matriz de desempenho Nine-box

4 Impactos da qualidade do processo de recrutamento e seleção na gestão de pessoas

É válido levarmos em conta que antes de ter que resolver um problema interno já acentuado, é melhor garantir que desde o começo do processo de contratação do colaborador ele seja filtrado. A fim de garantir que o perfil é adequado para evitar os problemas que tendem a acontecer na área de atuação ou na empresa. E também garantir a escolha do melhor perfil para realização técnica das tarefas.

Ou seja, garantir uma boa gestão de recursos humanos e gestão de pessoas significa garantir assertividade e boas práticas desde o processo seletivo para vagas.

Muitas empresas apressam os processos de recrutamento na empresa, especialmente para os contratos temporários. Entretanto, é possível ser cauteloso e ainda poupar tempo valendo-se de processos inteligentes para encontrar os melhores candidatos.

Confira 4 motivos abaixo:

#1 Diminui a rotatividade

Processos apressados podem selecionar candidatos inadequados para a vaga. É impossível avaliar a capacidade de alguém com somente uma entrevista.

Profissionais de gestão de pessoas tendem a criar um “filtro” para economizar tempo – uma etapa inicial – para descartar candidatos de forma rápida. 

Entretanto, um talento em potencial pode escapar das suas mãos só porque seu currículo não tinha uma qualificação específica ou respondeu uma pergunta na entrevista de forma não satisfatória.

Dessa forma, você pode acabar contratando uma pessoa não adequada para a vaga para preenchê-la com pressa. O problema é que o candidato pode sair da empresa com a mesma agilidade devido à falta de compatibilidade.

Quando você estabelece várias etapas e métodos no seu processo de recrutamento, as chances de você contratar o perfil ideal aumentam drasticamente. E com isso, a rotatividade diminui.

[BLOG] 4 dicas para fazer uma triagem de currículo eficaz

#2 A gestão de pessoas qualificada evita problemas futuros

As chances de se enganar em um processo seletivo mal-estruturado são grandes. Candidatos podem mentir em um primeiro momento ou até passar uma boa impressão que não condiz com a realidade. É comum que candidatos “atuem” nas primeiras semanas do emprego e depois mostrem como são verdadeiramente.

Outro problema é contratar um candidato que não tenha todas as qualificações necessárias para a vaga. Uma capacidade ou outra pode passar em branco no processo seletivo e depois na hora de trabalhar, o candidato terá que “correr atrás” para cumprir os requisitos do cargo.

Tudo isso pode ser evitado em um processo de recrutamento minucioso, que avalie o máximo de aptidões possíveis do candidato – em várias etapas – para garantir que você fez a escolha certa.

[LEIA TAMBÉM] 4 vantagens de contratar uma agência de recrutamento e seleção

Uma gestão de pessoas eficiente  torna os profissionais da empresa mais motivados e produtivos. Isso resulta em melhores resultados e lucratividade para a organização.

#3 Maior produtividade dos funcionários

Profissionais contentes com o seu ambiente de trabalho geram melhores resultados. É possível estimular isso com programas de mérito que sejam gratificantes, mas não competitivos e estressantes.

Reuniões para dar elogios, além de sempre enfatizar a missão, os valores e a importância da colaboração de cada funcionário, geram motivação para o funcionário continuar trabalhando bem.

Ajuda também implementar um sistema de ouvidoria, na qual funcionários podem dar sugestões e críticas de forma anônima. Isso ajuda o RH a identificar problemas que podem passar despercebidos.

[BLOG] 6 dicas para melhorar seu ambiente de trabalho

[BLOG] Guia fácil: retenção de talentos, desenvolvimento de pessoas e programas de treinamento!

#4 Desenvolvimento de talentos

Muitas vezes, o profissional que você precisa já está na empresa – basta capacitá-lo. Programas de treinamento, além de estímulo para estudos por meio de bolsas, ajudam sua empresa a renovar-se sem contratar pessoas novas.

Isso reduz os custos com recrutamento, além de tornar a organização mais competitiva já que seus profissionais estão altamente capacitados.

4 Dicas para otimizar a gestão de pessoas

Agora que falamos bastante sobre aspectos mais teóricos, chegou a hora de falarmos sobre dicas práticas de como otimizar esses processos. E, assim, garantir os resultados que a empresa busca com as equipes. Veja:

#1 Forneça feedbacks adequados aos funcionários

O feedback é uma medida que ajuda na condução dos colaboradores a uma melhor performance em suas funções. É com a boa frequência dele que os funcionários têm acesso a um panorama do seu desempenho, podendo identificar seus acertos e erros, a fim de corrigi-los.

Um feedback adequado proporciona um melhor conhecimento dos resultados produzidos e isso funciona como uma motivação para o colaborador, que além de ganhar em eficiência ao corrigir seus erros, passa a se engajar de modo mais eficiente em suas tarefas. Ele passa a se concentrar em superar as expectativas do gestor.

No entanto, esse feedback não deve fazer juízo de valor a respeito da conduta do colaborador. Deve ser dado com discrição, em um local adequado e com bastante clareza. É válido começar evidenciando os pontos positivos da pessoa e/ou seus atos, para que essa abordagem não soe apenas como uma crítica.

[BLOG]  Aprenda como dar feedback e aumentar a produtividade da equipe  

#2 Incentive a liderança como exemplo na gestão de pessoas

É o líder quem cuida para que o empenho seja constantemente reforçado dentro da empresa. É preciso que o RH incentive o diálogo entre líderes e demais funcionários, abraçando os valores internos. Para extrair todo o potencial dos colaboradores é preciso influenciá-los positivamente.

O bom líder não é somente o que diz o que precisa ser feito, mas é aquele que mostra como se faz. Portanto, é necessário investir em conhecimento e qualificação na gestão de pessoas.

É o exemplo do trabalho e da conduta moral de um líder que incentiva e motiva a equipe, transmitindo sua autoridade sem imposições, mas sim conquistando o respeito.

[BLOG] Saiba qual tipo de liderança sua empresa precisa com 5 exemplos

#3 Ouça os funcionários a respeito de melhorias

Os funcionários podem opinar a respeito da gestão de pessoas através de uma análise prática. As demandas deles devem ser entendidas e ponderadas para saber o que pode ou não ser modificado na organização. Isso dependerá da natureza da corporação ou dos clientes finais.

Os empregados devem ser envolvidos nas decisões como corresponsáveis pelo sucesso de todo empreendimento.

As ideias podem ser dadas com a ajuda de uma pesquisa interna, caixinha de sugestões e outras ações de comunicação interna, como as rodas de conversa, que estimulem o debate entre os colaboradores.

[LEIA TAMBÉM] 4 problemas de comunicação no trabalho mais comuns

#4 Valorize a qualidade de vida dos trabalhadores (o clima organizacional é uma ótima forma de medir e garantir isso)

É no trabalho que as pessoas passam boa parte do seu dia. Se o ambiente não é receptivo, mas sim estressante e pouco amigável, os conflitos e insatisfações podem aumentar. E isso influencia negativamente a produtividade e aumenta os erros, comprometendo o desempenho da equipe.

Investir no bem-estar é uma ação de empatia fundamental para melhorar o ambiente de trabalho. Proporcione maior conforto aos funcionários, incentive a alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

Os programas de gestão envolvendo o combate ao estresse e promovendo atividades como ginástica laboral são bem-vindos e fomentam o equilíbrio da equipe em sua vida pessoal e profissional.

Além disso, é fundamental garantir que o clima organizacional da empresa seja bom. Por meio de avaliações, pesquisas, feedbacks e construções de rotas de correção de falhas, é possível tornar o ambiente cada vez melhor.

Essas dicas com certeza contribuirão para a otimização na gestão de pessoas na sua empresa, melhorando a comunicação interna e a qualidade das funções desempenhadas.

6 Ferramentas para otimizar o tempo e a qualidade da gestão de pessoas!

Existem diversas técnicas e ferramentas que dão suporte ao acompanhamento de todos os itens que falamos até agora. Por isso, selecionamos 6 ferramentas para otimizar seu tempo e auxiliar na qualidade da gestão de pessoas.

Começando pelos clássicos organogramas, aqui vai um artigo com alguns deles e suas possibilidades de aplicação:

[BLOG] 3 Modelos de organograma e ferramentas para empresas

Agora veja ferramentas para usar diretamente junto com as equipes:

  1. Teste DISC
  2. Ponto eletrônico 
  3. Dinâmicas de grupo
  4. Gamificação para processos e treinamentos
  5. Softwares de monitoramento de projeto (Trello, RunRun.it)
  6. Ferramentas de organização (Google Drive, Evernote, LastPass, Forest, Pomodoro) 

Para concluir, esperamos que as dicas tenham te ajudado a direcionar com maior precisão suas ações na gestão de pessoas e/ou recursos humanos. Garanta o sucesso de qualquer empresa através de melhorias contínuas no seu capital mais valioso: o capital humano!

Saiba mais sobre como qualificar a gestão de pessoas por meio de uma série de ações de sucesso que reunimos em um único material. Baixe nosso Ebook GRATUITO clicando abaixo!


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